Publicado em: 22/08/2017 12h58 – Atualizado em: 15/08/2019 17h52

Área responsável: Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica - ADEG – adeg@trf3.jus.br

Assessoria de Comunicação Social

Sigla: ACOM Código: 10.140

MISSÃO / FINALIDADE

Assessorar a Presidência, Desembargadores e dirigentes junto aos meios de comunicação, coordenando a gestão do processo de comunicação interna e externa.

SUBORDINAÇÃO

UNIDADES SUBORDINADAS

Presidência do Tribunal

Não há

CARGO DO TITULAR

Assessor Administrativo II

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE

 

1. Assessorar o Presidente, os Magistrados e os gestores do Tribunal nas questões relativas à comunicação social e ao relacionamento com a imprensa.

2. Redigir e publicar notícias de interesse público no site do Tribunal.

3. Produzir releases, notas, comunicados e reportagens destinados aos veículos de comunicação para informar ou para prestar esclarecimentos sobre processos em andamento ou julgados na 3ª Região.

4. Gerenciar crises relacionadas à imagem do Tribunal e, quando possível, trabalhar na prevenção das mesmas.

5. Promover a transparência nas ações da Instituição, de modo que a sociedade entenda o papel do Poder Judiciário Federal.

6. Efetuar cobertura jornalística, fotográfica e audiovisual de eventos dentro e fora das instalações do Tribunal, alimentando e mantendo banco de imagens documentais, bem como arquivos, reportagens, fotos e vídeos de interesse do Tribunal, destinados à consulta.

7. Atender à imprensa, informando sobre processos de interesse ou questões relativas ao Tribunal, visando a esclarecer, evitar erros de interpretação e preservar a imagem da Instituição, solicitando retificações quando necessário.

8. Elaborar o clipping diário de notícias dos principais veículos de comunicação.

9. Organizar e acompanhar entrevistas coletivas e atender à imprensa nos locais onde se realizem eventos promovidos pelo Tribunal, encaminhando fotos, vídeos de divulgação e press-kits, contendo informações sobre os eventos.

10. Elaborar pautas, roteiros, pesquisas, checagem de informações, revisão e edição de textos jornalísticos.

11. Produzir reportagens, vídeos e campanhas institucionais e informativos destinados ao público interno e externo.

12. Orientar a produção de peças de comunicação para mídia impressa (folder, cartaz, folheto, convite, mala direta etc.), para mídia virtual (banners, CD e DVD-ROM, hot sites, mural eletrônico etc.), para mídia audiovisual (vídeos institucionais, vídeos educativos, vinhetas, animações) e para material promocional.

13. Gerenciar o uso e aplicação adequada do logo da Justiça Federal, definido em manual do Conselho da Justiça Federal.

14. Prestar consultoria ou propor soluções de melhoria na navegabilidade e acessibilidade dos sites e sistemas da internet e intranet.

15. Analisar e autorizar pedidos de alteração no lay-out das páginas da intranet e internet e de disponibilização de informações no quadro de avisos dessas páginas.

16. Coordenar o programa TRF3 de Portas Aberta, em parceria com a Ouvidoria Geral da Justiça Federal da 3ª Região, recebendo e apresentando a Justiça Federal da 3ª Região para estudantes universitários.

17. Colaborar com o CPJUS – Centro de Produção de Programas da Justiça Federal – com material jornalístico e audiovisual.

18. Coordenar a produção de reportagens ou providenciar material, conforme o caso, para o programa televisivo “Via Legal”, produzido pelo Conselho de Justiça Federal em parceria com os Tribunais.

 

 

Resolução nº

390, de 11/02/2010 - CA

Revisão:

Resolução nº 486, de 28/05/2014 - CA

Versão nº:

00

Extinção em:

-------