Publicado em: 10/07/2018 18h12 – Atualizado em: 15/08/2019 17h52

Golpes, ataques e outros riscos

A revolução tecnológica infelizmente traz tanto coisas boas quanto ruins e por mais difícil que seja, é necessário abrir os olhos para o fato de que muitas pessoas desonestas estão usando a internet para roubar informações pessoais e/ou valores em dinheiro de suas vítimas. 

1. O golpe da Nigéria

Este é um golpe muito comum. Você receberá um e-mail dizendo que um rico nobre nigeriano morreu, ou talvez que um estrangeiro sem herdeiros tenha falecido, e tudo o que você precisa fazer é ajudar a pessoa que lhe enviou o e-mail deixando-a transferir o dinheiro para a sua conta, para se manter seguro. Por esse favor você será bem recompensado, assim eles dizem. Em algum momento, a pessoa irá pedir-lhe dinheiro para as taxas bancárias ou algo parecido. Não responda a qualquer e-mail que lhe prometa dinheiro!

2. O golpe do desastre natural

Alguns golpistas tiram proveito de desastres naturais que vimos nos noticiários. Muitas vezes, eles vão criar um site falso, ou e-mail com um pedido de uma doação de caridade para a causa, deixando o seu coração apertado. Sempre verifique se a caridade é real. Não acredite só porque é para fazer algo social, infelizmente as pessoas não são confiáveis.

4. O golpe ''clique nesse cartão''

Durante a temporada de férias, alguns golpistas postam cartões falsos em toda a internet, mas não com boa vontade atrás disso. Se você clicar no link, o mesmo irá dizer-lhe para atualizar o seu programa de reproduzir mídias (media player). Esta atualização é na verdade um vírus. Não aceite atualizações de softwares de e-mails.

5. O golpe da Craigslist

Um golpe comum usado no popular site Craigslist, bem como outros sites de compra e venda, envolve um comprador oferecendo-lhe o triplo do preço do item que você posta à venda. Eles lhe enviam um cheque e pedem para você usá-lo para cobrir os custos de entrega. Infelizmente, depois de enviar o item, o cheque é estornado e você é deixado sem nada!

6. O golpe do cartão de crédito aprovado!

A palavra pré-aprovado é um sinal de alarme, e você na verdade precisa saber que este tipo de esquema irá pedir-lhe para pagar uma taxa anual, e então você nunca mais vai ter qualquer tipo de informação a respeito da empresa de cartão de crédito.

7. O golpe do sequestro via e-mail

Tanta informação sobre muitos de nós estão disponíveis on-line, especialmente através da mídia social. Portanto, alguém com um coração frio pode usar esta informação para escrever-lhe um e-mail de resgate, afirmando que o seu amigo ou alguém da família foi sequestrado, e você só vai vê-lo novamente se você pagar uma certa quantia. Isso infelizmente acontece, mas quase sempre é uma grande mentira. Você deve ligar imediatamente para a pessoa na qual o bandido está se referindo para certificar de que ele está bem e deixar a sua mente despreocupada.

8. O golpe da compra de ouro e prata

As pessoas costumam muitas vezes dizer que ouro e prata são o melhor investimento. Assim, se uma empresa que você nunca ouviu falar está lhe dizendo isso, cuidado! Eles vão pedir um depósito via cartão de crédito e uma transferência bancária para a compra. Muitas das vezes, os idosos são enganados por este golpe perverso. Apenas faça investimentos com empresas conceituadas e fale com um contador, se possível.

9. O golpe da pesquisa

Muitas pesquisas na internet são genuínas ferramentas de marketing. Alguns, no entanto, são projetados para roubar suas senhas, histórico da internet e dados bancários. Atente-se para isso e, se você não quer participar de uma pesquisa on-line, feche a janela do seu navegador imediatamente.

10. O golpista que te ama

Muitos homens e mulheres têm caído em fraudes feitas por estranhos exóticos, profissionais do amor e também pela pobreza. Se estes novos amigos adoráveis ​​começam a pedir dinheiro, provavelmente eles não são reais. Sempre tenha cuidado ao fazer amizades virtuais.

11. O golpe do falso festival

Muitos jovens foram enganados pela promessa de ingressos para um festival único. Os ingressos são pagos, mas o evento não existe. Faça uma pesquisa antes de participar de um festival ou uma grande festa. Verifique se mais alguém sabe sobre o evento. Como foi no ano passado?

12. O golpe das contas do Facebook invadidas

Assim como e-mails, contas do Facebook também podem ser invadidas. Você pode receber uma mensagem de alguém que você conhece pedindo dinheiro ou algo parecido. Sempre ligue para a pessoa através do número pessoal e não através da conta do Facebook para verificar se ela está bem.

13. O golpe da mensagem falsa do banco

Quando uma mensagem de texto falsa aparece na sua caixa de entrada que aparenta ser do seu banco, eles podem afirmar que você é obrigado a introduzir os seus dados. Se o fizer, algum criminoso acaba de consegui-los. Não responda a mensagens de bancos, eles não enviam nada via celular. Ligue para o número no verso do seu cartão do banco e falar diretamente com eles para confirmar se há algum problema na sua conta.

14. O golpe que você ganhou na loteria!

Se você receber uma mensagem afirmando que ganhou na loteria, mesmo uma loteria em um país que você nunca sequer tenha visitado, ignore-a. Em seguida, eles lhe pedem para pagar uma quantia adiantada para taxas, e você deve saber que este é um golpe muito comum!

15. O golpe ''teste o número de telefone''

Se você já fez algum teste on-line que pede o seu número de telefone, não digite-os. Eles poderiam estar usando o seu número para elaborar fraudes, carregando a sua conta de telefone com dinheiro, o que lhe causará problemas.

16. O golpe dos órfãos famintos

Talvez você note uma imagem de uma criança pobre na internet com uma mensagem. Pode dizer que, se você doar uma pequena quantia de dinheiro, essa criança vai comer no dia de hoje. No entanto, o dinheiro não vai para ela, mas sim para golpistas aproveitadores da bondade alheia. Verifique sempre se a empresa de caridade que você quer doar dinheiro está registrada e operando regularmente. Lembre-se que eles podem usar um número de caridade falso, então, faça uma pesquisa adequada.

17. O golpe clássico dos classificados

Se você vê algo como um carro ou uma casa com um preço bastante baixo, então realmente é necessário se questionar se isso é genuíno. Este tipo de fraude é extremamente comum. A casa em si, o carro ou demais produtos podem realmente estar à venda, mas não com a pessoa com quem você está em contato - eles apenas roubaram a foto. Se você nunca chegar a conhecer a pessoa que está negociando e eles solicitarem um depósito adiantado, desconfie!

18. O golpe do antivírus falso

Esse golpe tira proveito da nossa consciência de que os vírus estão em qualquer lugar on-line e nos deixa com medo. Geralmente, os golpistas lhe oferecem uma varredura livre no computador e oferecem programa antivírus no seu computador para comprar ou baixar. Poderia ser um roubo ou simplesmente um vírus inteligente, mas, de qualquer forma, é necessário evitá-los. Se você estiver procurando um programa antivírus, faça uma pesquisa antes.

19. O golpe do diploma gratuito

Algumas empresas têm prometido diplomas oficiais de Ensino Médio. Tudo que eles pedem é uma taxa e que você responda a um questionário de respostas de múltiplas escolhas. Estes exames não são reais e são simplesmente projetados para ganhar dinheiro. Se você quer um diploma de Ensino Médio, entre em contato com uma instituição de ensino que você já ouviu falar e verifique todas as informações, se a escola é séria o bastante, como são as aulas, o número do registro com o Ministério da Educação, etc.

20. Os golpes baseados em viagens

Viagens são um grande negócio na internet, então você deve esperar uma certa quantidade de fraudes dessa área também. Se você ver algumas ofertas boas demais para ser verdade e promoções de voos de luxo a preço de banana, então pode estar caindo em um golpe. Ou eles são totalmente falsos, ou estão cheios de custos ocultos que você estará pagando mais do que você esperava. Só compre viagens on-line em sites e agentes de viagem confiáveis. Na dúvida, não compre e pesquise mais!

21. Golpe do imposto de renda

Este é um golpe muito audacioso, mas ocorrido com frequência. Você pode receber uma suposta chamada de Receita Federal, alegando que você deve pagar alguns impostos  e diz que, se você não pagar, pode até ser preso. Para isso, eles oferecem-lhe uma solução rápida, pedindo para fazer um depósito em uma determinada conta. Nunca faça isso, pois órgãos federais responsáveis por impostos nunca enviam esse tipo de e-mail ou fazem qualquer chamada por telefone. Na dúvida, procure os locais oficiais da Receita Federal

22. A fraude do falso policial

Alguns golpistas estão fingindo ser policiais. Eles vão te ligar e falar que um ente querido está sob custódia da polícia e vão exigir um pagamento de fiança. Esse pagamento deve ser colocado em um cartão pré-pago ou depósito em conta, e eles também vão exigir que você forneça o código secreto do cartão. Os policiais não irão lhe pedir dinheiro desta maneira. Desligue o telefone e ligue para a polícia imediatamente para certificar-se.

23. O golpe do profissional que trabalha em casa

Este golpe está bastante popular na internet. Você vai ver o que parece ser um testemunho de alguém em alguma mídia social ou como um comentário em um artigo. A pessoa afirma que é fácil ganhar dinheiro trabalhando em casa. Eles vão querer que você pague uma enorme taxa com a promessa de fornecer-lhe tudo o que você precisa para iniciar seu negócio no conforto do seu lar. Atente-se!

24. O golpe de bater e sair correndo

Esse golpe chocante vai alegar que seu filho ou parente próximo destruiu algo ou bateu em alguém, mas a vítima e seus amigos conseguiram pegá-los e, assim, os sequestraram até que a família pague pelos danos causados​​. O "sequestrador"  irá colocar uma pressão dizendo que, se não pagar, vai matar o seu filho, etc. Este é um golpe comum perpetuado no Facebook e outras redes similares, então você não deve acreditar. Ligue para o seu ente querido imediatamente para verificar se está tudo bem.

25. A fraude eletrônica que tenta adquirir seus dados pessoais

Conhecido como phishing, esse é um golpe que finge que a sua conta bancária ou a conta de compras on-line foi comprometida. Eles vão lhe pedir para confirmar seus detalhes para desbloquear sua conta em um site aparentemente oficial, e que na verdade é totalmente falso. Depois de ter dado o seu número de conta e senha, prepare-se para o pior. Por isso, tenha muito cuidado com internet banking. Se tiver dúvidas, feche a janela e vá diretamente ao site do banco, ou confirme pessoalmente com o seu gerente. Verifique também as informações da página do banco, conhecida como URL.

Fonte: www.tudoporemail.com.br