Topo
Você esta aqui: » Institucional » Escola de Magistrados 

24.09.2014

A conciliação é o futuro da Justiça brasileira

De 17 a 19 de setembro, realizou-se no auditório da EMAG o curso de Capacitação de Conciliadores, organizado pelo Gabinete da Conciliação da 3ª Região, com o apoio da Escola de Magistrados. O curso reuniu servidores e voluntários do público externo, vocacionados para a conciliação. Em entrevista à EMAG, a Desembargadora Federal Mônica Autran Machado Nobre, coordenadora do curso, enalteceu a importância de se formarem conciliadores e de se permear toda a estrutura judiciária com uma nova mentalidade. Em vez de um Judiciário litigioso, um Judiciário centrado no diálogo, no acordo. A curto prazo, esse trabalho rende acordos e resoluções pontuais de conflitos. A longo prazo, a conciliação poderá aliviar os tribunais do peso de milhares de processos, prestando um serviço eficiente ao público em geral.

 

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA

-----------------------------------------------------------------------------------

13.06.2014

A corrupção na mira de nova lei

A corrupção é um problema que atinge não só o Brasil como também outros países. A Lei Anticorrupção (12.846/13) passou a vigorar a partir de janeiro deste ano. O assunto está presente na programação de cursos da EMAG, que na tarde do dia 11 de junho recebeu o Desembargador Federal Nino Toldo para tratar dos aspectos que envolvem a nova lei.

Para o magistrado, a Lei Anticorrupção, que responsabiliza e pune pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública ou estrangeira, será talvez um divisor de águas. Segundo o Desembargador Toldo, a intenção da lei é elevar o risco, de forma a desestimular a prática de atos lesivos. Saiba mais o que disse o magistrado, conferindo a íntegra da entrevista.

Nino Toldo

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA

-----------------------------------------------------------------------------------

28.05.2014

"O juiz está na linha de frente do exercício da cidadania"

O Ministro Gilson Dipp, Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça, esteve no auditório da EMAG, no dia 28 de maio, para proferir palestra no Curso de Formação Inicial para os magistrados aprovados no XVII Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto da 3ª Região. Em sua exposição, o Ministro Dipp falou sobre a complexidade da prestação jurisdicional, que deve ser exercida com conhecimento, eficácia e, sobretudo, com humildade.  Após sua palestra, ele concedeu esta entrevista, em que abordou vários temas, como o processo seletivo para ingresso na magistratura, a contribuição das Escolas de Magistratura na formação dos novos juízes e o papel do Judiciário na sociedade brasileira.

Gilson Dipp

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA

-----------------------------------------------------------------------------------

13.09.2013

De 2 a 4 de setembro a EMAG realizou o Módulo XI- Direito Processual Civil II- "Teorias e Técnicas da conciliação aplicadas à Justiça Federal". Na abertura do evento, o Professor Doutor Kazuo Watanabe ministrou a palestra "Os meios consensuais de resolução de controvérsias e política judiciária nacional de tratamento adequado de conflitos de interesses." Na ocasião, o professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo nos concedeu esta entrevista em que ressaltou a importância da mediação e da conciliação para pacificar conflitos entre litigantes. “Essa é uma tendência universal”. Para ele, a pacificação propicia maior estabilidade social.

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA

-----------------------------------------------------------------------------------

05.06.2012

Em março de 2012, o Desembargador Federal Mairan Maia assumiu a direção da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região – EMAG. Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vale-se de sua experiência no magistério superior e de sua formação de administrador para conduzir a Escola.
Nesta entrevista, Mairan Maia ressalta a importância de o juiz estudar sempre e manter-se atualizado para melhor julgar as novas questões que se apresentam com a evolução da sociedade. Acima de tudo, acredita que o juiz exerce o papel fundamental de agente transformador, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

CLIQUE AQUI PARA LER

-----------------------------------------------------------------------------------

22.03.2012

O psicanalista e analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Nelson Cristini Júnior, esteve no auditório da EMAG, no dia 16 de março, para tecer algumas considerações sobre as manifestações do inconsciente e a posição do magistrado nas decisões judiciais. Em entrevista concedida após sua palestra no curso “O Inconsciente e a Magistratura”,  Nelson afirmou que, quando os juízes se deparam com as questões do inconsciente, se angustiam e começam a refletir na forma como irão julgar. Para ele, esse conflito é positivo.

PARA OUVIR A ENTREVISTA COM NELSON CRISTINI JUNIOR, CLIQUE AQUI

-----------------------------------------------------------------------------------

15.02.2012

Defensor Público do Estado de São Paulo e membro do Instituto de Estudos Avançados de Processo Penal, Luiz Rascovski  foi o palestrante do segundo dia do evento “Medidas Cautelares Pessoais”, realizado na EMAG. Em entrevista concedida após a palestra, Rascovski falou sobre a revitalização do instituto da fiança com o advento da Lei 12.403/11. Para o jurista, apesar de necessitar de alguns ajustes, a lei traz uma nova visão constitucional da dignidade da pessoa humana.              

PARA OUVIR A ENTREVISTA COM LUIZ RASCOVSKI, CLIQUE AQUI

-----------------------------------------------------------------------------------

15.02.12

O Juiz Federal Silvio Gemaque foi um dos coordenadores do curso “Medidas Cautelares Pessoais – Recentes Posições Jurisprudenciais”, realizado na EMAG, nos dias 14 e 15 de fevereiro. Após a palestra “Outras Medidas Cautelares”, apresentada pelo Defensor Público Luiz Rascovski, o magistrado ressaltou, em entrevista, a importância do debate sobre a nova Lei.

PARA OUVIR A ENTREVISTA COM SILVIO GEMAQUE, CLIQUE AQUI

-----------------------------------------------------------------------------------

13/10/2011

Renato Janine Ribeiro

Considerado uma autoridade em sua área, o filósofo Renato Janine Ribeiro esteve no auditório da EMAG, no dia 7 de outubro, para falar sobre a “A arte transgredindo a justiça”. Doutor em filosofia, autor de 18 livros e diversos artigos, é frequentemente convidado para palestras e programas de televisão. Após sua palestra na abertura do evento “Justiça e artes”, ele nos concedeu a seguinte entrevista.


   ASSISTA AO VÍDEO

-----------------------------------------------------------------------------------

23.09.2011

O jornalista Marcelo Tristão Athayde de Souza, ou simplesmente Marcelo Tas, é conhecido por ser multifacetário. Desde o início de sua carreira, como repórter Ernesto Varela, valeu-se do humor para comunicar-se de forma inteligente. Atualmente, como âncora do programa CQC - Custe o Que Custar, transmitido ao vivo pela BAND, conquistou um espaço de evidência em rede nacional.

No dia 23 de setembro participou do seminário “Poder Judiciário e Imprensa – Um Diálogo Aberto”, falando sobre “Comunicação na era digital”. Em entrevista, Tas destacou a importância de debatermos as mudanças de comportamento provocadas pelas novas mídias digitais e da necessidade de percebermos que essas mudanças não têm volta. Ressaltou que é impossível regular a internet, onde as informações circulam de maneira descontrolada. Para ele, o melhor é conservar a natureza livre e descentralizada da internet e aplicar as leis para punir eventuais abusos, já que elas existem.


-----------------------------------------------------------------------------------

16.09.2011

A relação entre o Judiciário e a imprensa foi o tema da palestra com o jornalista William Waack e o Desembargador Federal Fausto De Sanctis, que aconteceu no dia 16 de setembro, no seminário “Poder Judiciário e Imprensa”. Em entrevista após o evento, William Waack falou sobre o papel da imprensa e do Judiciário. Entre outros tópicos, destacou que a Corte Suprema está cobrindo uma lacuna que deveria ser preenchida pelo legislador.


-----------------------------------------------------------------------------------

06.09.2011

Paulo Henrique Amorim e Caco Barcellos dispensam maiores apresentações. Em palestra no Tribunal Regional Federal, no dia 1 de setembro, falaram sobre o papel da imprensa investigativa e o compromisso do bom jornalismo com a ética e com a sociedade. Em entrevista após o seminário “Poder Judiciário e Imprensa – um diálogo aberto”, ambos destacaram que a imagem do Judiciário conta com a credibilidade da população. Eles também enfatizaram a necessidade de a imprensa repensar sua atuação de forma mais responsável. 


----------------------------------------------------------------------------------

30/08/2011

Os jornalistas César Tralli e Kennedy Alencar abriram o seminário “Poder Judiciário e Imprensa – Um Diálogo Aberto”, no dia 26 de agosto, no auditório do TRF3. Em entrevista após o evento, ambos destacaram a necessidade de o Judiciário abrir as portas para a imprensa, pois o direito à informação é um dos pilares do estado democrático.


----------------------------------------------------------------------------------

10/07/2011

O Ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli esteve no auditório da EMAG para proferir a palestra sobre a competência originária dos tribunais, no curso “Aspectos Penais do Processo Penal”. Em entrevista, ele explicou sobre as dificuldades que o magistrado enfrenta na tomada de decisões que tem forte apelo popular como a Lei Ficha Limpa.


PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O MINISTRO DIAS TOFOLLI CLIQUE AQUI

 

---------------------------------------------------------------------------------

20/05/2011

VÍDEO

Entrevistados pela EMAG, durante a realização do curso “O Tráfico de Drogas – uma Visão Multidisciplinar”, magistrados fazem uma avaliação das questões levantadas durante os debates.

Assista a reportagem com os Juízes Federais Nino Toldo e Ricardo Nascimento e o Desembargador Walter Maierovitch.

 CLIQUE AQUI

------------------------------------------------------------------

30/03/2011 

Professora e doutora em administração, Marisa Pereira Éboli é uma autoridade quando se fala em Educação Corporativa. Devido ao seu amplo conhecimento sobre o assunto, frequentemente é convidada a prestar consultoria para empresas de grande porte, como Natura, Nestlé, Banco Itaú entre outras. No dia 23 de março, ela veio ao auditório da EMAG para falar sobre Educação Corporativa e Gestores Públicos. Naquela ocasião, nos concedeu a seguinte entrevista.


---------------------------------------------------------------------------------

14/03/2011

O professor e doutor Oswaldo Giacóia Júnior esteve no auditório da EMAG, no dia 11 de março, para fazer uma reflexão sobre a tragédia grega Antígona. Na entrevista que nos concedeu, ele faz uma análise sobre a atual relação entre o Direito, a moral e o papel do magistrado na sociedade.


---------------------------------------------------------------------------------

25/02/2011

Em entrevista exclusiva, Affonso Romano de Sant’Anna comenta o conceito de arte na modernidade. Ele revela que há um equívoco quando se diz que tudo é arte e todos são artistas: “trata-se de uma falácia”. Na sua opinião, é preciso tomar cuidado, pois a mídia tende a noticiar o espetáculo, o diferente. O professor propõe que façamos  um deslocamento para um melhor entendimento da arte e da nossa época.


 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA CLIQUE AQUI.

---------------------------------------------------------------------------------

18/02/2011

Nesta entrevista o Juiz Federal David Diniz Dantas fala sobre as semelhanças entre arte e Direito. Para ele, é importante que o magistrado tenha um olhar artístico, no sentido de ser criativo e ter a capacidade de surpreender e julgar os casos concretos que tem em mãos.

 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O JUIZ FEDERAL DAVID DINIZ DANTAS CLIQUE AQUI

---------------------------------------------------------------------------------

10/12/2010

O Juiz Federal Odilon de Oliveira tem uma vida inteira dedicada ao combate ao narcotráfico. No dia 7 de dezembro, o magistrado esteve na EMAG para discutir o tema “O Brasil no contexto do Tráfico Internacional de Drogas”. Nesta entrevista, ele culpa o descaso do Estado pela expansão do crime organizado e destaca a importância da prevenção, repressão, tratamento e reinserção dos usuários de drogas na sociedade.

 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O JUIZ FEDERAL ODILON DE OLIVEIRA CLIQUE AQUI

--------------------------------------------------------------------------------

06/12/2010

O Juiz Federal Renato Lopes Becho discute as dificuldades que o magistrado enfrenta ao lidar com questões tributárias, devido à não existência de análise uniforme nesse campo. Nesta entrevista exclusiva, ele aponta como um dos problemas o ajuizamento tardio dos processos de execução fiscal.

 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O JUIZ FEDERAL RENATO LOPES BECHO CLIQUE AQUI

--------------------------------------------------------------------------------

9/11/2010

O Juiz Federal José Carlos Francisco avalia os debates ocorridos no curso “Segurança Jurídica e Discricionariedade na Atividade Jurisdicional”, realizado na EMAG, de 3 a 5 de novembro. Nesta entrevista, ele comenta as teorias, correntes e mecanismos que podem dar parâmetros para que o juiz interprete a lei.

--------------------------------------------------------------------------------

4/10/2010

O Juiz Federal Raul Mariano Júnior, da 8ª Vara Federal de Campinas, faz uma análise da importância da realização de cursos e workshops no Judiciário voltados para a gestão de pessoas e gerenciamento de rotinas de processo.

--------------------------------------------------------------------------------

22/09/2010

Para a gerente nacional do projeto de execução da Meta 5, Silvana Soares, os trabalhos da primeira turma do workshop Gerenciamento de Rotinas nas Unidades da Justiça Federal superaram as expectativas. Na sua avaliação, os participantes demonstraram bastante interesse em trocar experiências e apresentar sugestões com o objetivo de agilizar os procedimentos.

-------------------------------------------------------------------------------

14/09/2010

O Professor Doutor Vicente Greco Filho comenta o Mandado de Segurança Coletivo na nova lei. Nesta entrevista exclusiva, ele considera que esse recurso ainda é pouco utilizado no Brasil, pois ainda não existe uma cultura de ações coletivas.


------------------------------------------------------------------------------

9/9/2010

O Professor Doutor Cassio Scarpinella Bueno faz uma análise sobre a nova lei do Mandado de Segurança. Em entrevista exclusiva, ele aponta os méritos da lei 12.016/09 e as críticas feitas a ela.


 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O DR. CASSIO SCARPINELLA BUENO CLIQUE AQUI 

------------------------------------------------------------------------------

30/6/2010

O advogado Hélio Freitas de Carvalho da Silveira fala sobre propaganda eleitoral, uso da internet e doações para campanhas políticas.


------------------------------------------------------------------------------

30/6/2010

O Desembargador Federal Paulo Octávio Baptista Pereira aponta as dificuldades da implementação do voto do preso provisório.


-------------------------------------------------------------------------------

30/6/2010

O Juiz Federal Renato Toniasso fala sobre sua experiência como juiz auxiliar e membro substituto do TRE em Mato Grosso do Sul.


-------------------------------------------------------------------------------

29/6/2010

O Dr. Ricardo Penteado fala sobre as atribuições do Instituto de Direito Político e Eleitoral - IDPE - e também avalia a propaganda eleitoral no Brasil.


  PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O DR. RICARDO PENTEADO CLIQUE AQUI.

------------------------------------------------------------------------------

28/6/2010

O Procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves fala sobre a lei dos ficha limpa nas eleições deste ano.


------------------------------------------------------------------------------

28/6/2010

O Desembargador Walter de Almeida Guilherme, Presidente do TRE de São Paulo, fala sobre as novidades no processo eleitoral para 2010.


------------------------------------------------------------------------------

Junho de 2010

Desembargadora Federal Consuelo Yoshida avalia positivamente curso sobre execuções fiscais


 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM A DESEMBARGADORA FEDERAL CONSUELO YOSHIDA CLIQUE AQUI

------------------------------------------------------------------------------

O jusprocessualista Nelson Nery Junior fala sobre tendências e perspectivas em Execução Fiscal

 

 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O JURISTA NELSON NERY JUNIOR CLIQUE AQUI

------------------------------------------------------------------------------

Presidente do IBCCRIM comenta aspectos do Novo CPP


--------------------------------------------------------------------------------

Magistrados ressaltam a importância da capacitação


     PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O DESEMBARGADOR MARCOS ALAOR GRANGEIA, CLIQUE AQUI


     PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O JUIZ ANTONIO CARLOS ALVES BRAGA, CLIQUE AQUI


 PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O JUIZ FEDERAL CÉSAR SABBAG, CLIQUE AQUI

----------------------------------------------------------------------------------

Nova diretora apresenta suas expectativas

 

PARA OUVIR A ENTREVISTA COM A DIRETORA DA EMAG, DESEMBARGADORA FEDERAL SALETTE NASCIMENTO, CLIQUE AQUI.

----------------------------------------------------------------------------------

Gilmar Mendes defende modelos menos formais para a solução de demandas

PARA OUVIR A ENTREVISTA COM O MINISTRO GILMAR MENDES, de 30/04/2010, CLIQUE AQUI.

----------------------------------------------------------------------------------

A Desembargadora Federal Marisa Santos analisa a inclusão do Judiciário na era digital

PARA OUVIR A ENTREVISTA COM A DESEMBARGADORA FEDERAL MARISA SANTOS, CLIQUE AQUI

Selo W3C XHTML 1.0 Selo Acessibilidade DaSilva
Av. Paulista, 1842 - Torre Sul - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01310-936
Atendimento ao público externo: de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 19:00
Telefones PABX: (11) 3012-1000 (Lista de telefones) Acesso via Celular Versão Mobile - © 2011
Ir Topo.
Seção Judiciário de Mato Grosso do Sul Seção Judiciária de São Paulo TRF3r busca Página Principal Telefones e Endereços Ouvidoria