Publicado em: 22/08/2017 13h27 – Atualizado em: 09/04/2021 15h42

Área responsável: Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica - ADEG – adeg@trf3.jus.br

Seção de Suporte a Banco de Dados

Sigla: RSUB         Código:  70.225

MISSÃO / FINALIDADE

Gerenciar e executar as tarefas relativas à administração e suporte do SGBD - Sistema Gerenciador de bancos de dados corporativos CACHÉ, ORACLE e INGRES utilizados na Justiça Federal da 3.ª Região.

SUBORDINAÇÃO

UNIDADES SUBORDINADAS

Divisão de Administração de Dados e Banco de Dados

Não há

CARGO DO TITULAR

Supervisor

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE

1. Instalar e configurar os SGBD’s hierárquico-CACHÉ,  relacional-ORACLE e relacional-INGRES e suas ferramentas, de acordo com seus requisitos básicos e infra-estrutura corporativa disponível.

2. Definir, documentar, implementar e acompanhar os procedimentos (otimização, acesso, cópias de segurança, manutenção) de monitoramento e melhora do desempenho dos bancos de dados.

3. Definir, documentar, implementar e acompanhar os procedimentos de recuperação dos bancos de dados em caso de falha de sistema e mídia.

4. Implementar o projeto físico dos bancos de dados nos equipamentos corporativos, de acordo com as normas definidas pelo administrador de dados, mantendo-os íntegros e disponíveis para utilização.

5. Auxiliar os desenvolvedores das plataformas CACHÉ,  ORACLE e INGRES dos sistemas processuais e administrativos na avaliação das transações de acordo com a infra-estrutura, implementação física e características específicas dos bancos de dados.

6. Auxiliar a central de atendimento ao usuário em assuntos referentes a bancos de dados.

7. Complementar o atendimento a usuário externo para os sistemas de 1.º grau.

8. Auxiliar o administrador de sistema operacional (AIX / INGRES e LINUX / CACHÉ, ORACLE e INGRES) a definir, documentar, implementar e acompanhar a política de cópias de segurança dos bancos de dados respectivos.

9. Monitorar as instalações de produção e desenvolvimento dos SGBD’s.

10. Auxiliar na detecção de necessidade de redistribuição ou acréscimo de recursos da infra-estrutura corporativa.

11. Avaliar a necessidade de implementação de correções e novas versões dos bancos de dados.

12. Avaliar soluções de contorno para incompatibilidades, falhas ou erros em comandos, procedimentos execuções no SGBD’s.

13. Observar, em suas atividades, a compatibilidade das novas soluções com os recursos disponíveis na instituição, bem como sua interoperabilidade com as tecnologias e processos existentes e em implantação nas demais áreas da SETI.

 

 

Resolução CATRF3R nº 110,, de 25/08/2020

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