Publicado em: 22/08/2017 13h26 – Atualizado em: 23/08/2021 14h27

Área responsável: Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica - ADEG – adeg@trf3.jus.br

Divisão de Administração de Rede

Sigla: DRED         Código:  70.240

MISSÃO / FINALIDADE

Dirigir as ações de administração da infraestrutura de rede e de suporte técnico interno à informática da Justiça Federal da 3.ª Região, nas tecnologias em uso e na definição de novas tecnologias.

SUBORDINAÇÃO

UNIDADES SUBORDINADAS

Subsecretaria de Atendimento e Recursos de Informática

Seção de Gerenciamento de Ativos e Serviços

Seção de Administração de Serviços e Diretórios

Seção de Administração de Sistemas

Seção de Conectividade e Comunicação de Dados

CARGO DO TITULAR

Diretor de Divisão

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE

1. Planejar e coordenar os trabalhos de implantação e operacionalização dos equipamentos centrais de informática na Justiça Federal da 3.ª Região.

2. Estudar e estabelecer procedimentos para o planejamento de projetos, instalação experimental, retirada e/ou manutenção dos equipamentos centrais de informática, bem como para o treinamento dos respectivos técnicos.

3. Coordenar os trabalhos de suporte técnico de implantação e manutenção dos Sistemas Operacionais, dos sistemas gerenciadores de Bancos de Dados e dos equipamentos de infraestrutura de rede LAN e WAN, envolvendo a elaboração de estudos de desempenho e de viabilidade técnica.

4. Detectar novas necessidades operacionais, normativas e tecnológicas, planejando métodos e custos pertinentes, bem como avaliando os ensaios decorrentes.

5. Definir e utilizar ferramentas (hardware e software) na monitoração de uso e dimensionamento de recursos físicos necessários à implementação de projetos de rede.

6. Coordenar a administração dos recursos de rede quanto às normas a serem seguidas e técnicas a serem utilizadas.

7. Gerenciar os contratos firmados com empresas prestadoras de serviços de informática ou de fornecimento de materiais na área de atuação da Divisão.

8. Interagir com as áreas da Secretaria no desenvolvimento, especificação, configuração, instalação e manutenção dos sistemas computacionais de responsabilidade das divisões, incluindo auditoria e monitoração de performance.

9. Acompanhar o desempenho e a utilização dos produtos, orientando as seções subordinadas a efetuar os ajustes necessários.

10. Fixar paradigmas que garantam a qualidade e a produtividade do trabalho de consultores externos, assegurando sua observância.

11. Coordenar as ações de execução e armazenamento das cópias de segurança e de recuperação de dados.

12. Participar da elaboração e manutenção da política de segurança institucional de informações da Justiça Federal da 3.ª Região.

13. Definir, em conjunto com a Secretaria, a proposta de acordo mínimo de nível de serviço, incluindo tempo médio de resposta aos chamados e métricas, bem como estatísticas necessárias para a mensuração dos indicadores da eficácia e da eficiência no cumprimento do acordo.

14. Elaborar planejamento de contingência e de continuidade de negócios.

15. Registrar e documentar a infra-estrutura corporativa, mantendo a respectiva documentação.

16. Garantir alta disponibilidade e desempenho do acesso à internet pelos usuários da Justiça e acesso aos serviços de Internet compartilhados pelos usuários externos.

17. Coordenar os trabalhos de instalação, configuração, manutenção e correções dos sistemas de segurança e de serviços compartilhados, tais como acesso externo à extranet, acesso à Intranet e Internet pelos usuários internos, bem como o controle de acesso a estes recursos.

18. Efetuar testes em laboratório de sistemas de comunicação e segurança de dados.

19. Configurar, monitorar, adicionar e remover conexões de VPN para acessos da Internet de usuários autorizados.

 

 

Resolução CATRF3R nº 110,, de 25/08/2020

Revisão:

Extinção em:-------