Publicado em: 22/08/2017 13h28 – Atualizado em: 09/04/2021 15h45

Área responsável: Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica - ADEG – adeg@trf3.jus.br

Seção de Conectividade e Comunicação de Dados

Sigla: RCOD        Código:  70.246

MISSÃO / FINALIDADE

Executar as tarefas referentes à operação dos recursos de conexão de dados internos (LAN) e externos (WAN, Internet e Parceiros).

SUBORDINAÇÃO

UNIDADES SUBORDINADAS

Divisão de Administração de Rede

Não há

CARGO DO TITULAR

Supervisor

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE

1. Instalar, configurar, manter, monitorar, gerenciar e administrar:

a) todos os ativos de conectividade e transmissão de dados, especificamente das camadas 3 a 7 do modelo OSI, tais como: switches, roteadores, aceleradores WAN, Firewalls de perímetro, Access Points, etc.;

b) todos os links e ativos envolvidos na comunicação de dados entre localidades, com parceiros e com a internet, prevenindo contra acessos indevidos e/ou não autorizados;

c) serviço de DNS externo, proxy e filtro de conteúdo para acesso web de público interno;

d) serviço de proxy reverso e VPN para acesso de público externo a serviços específicos.

2. Gerenciar, administrar, padronizar e divulgar direcionadamente: regras de endereçamento IP, roteamento IP, VLAN’s, DMZ e QoS.

3. Executar os trabalhos de suporte de segundo nível, treinamento e direcionamento relacionado à sua área de competência para os técnicos da Divisão de Atendimento ao Usuário (DATE) e para os técnicos de informática, alocados nas Seções e Subseções da 3.ª Região.

4. Monitorar os backups de segurança realizados de todos os sistemas sob sua área de competência.

5. Checar o ambiente através de rotinas que averiguem a disponibilidade dos vários serviços e sistemas utilizados, agindo de forma ativa em resposta a incidentes.

6. Solicitar, acompanhar, gerenciar e administrar os certificados digitais de servidor baseados em autoridade certificadora externa.

7. Garantir a disponibilidade dos serviços de rede relativos à infraestrutura de comunicação de dados aos usuários internos e externos.

 

 

Resolução CATRF3R nº 110,, de 25/08/2020

Revisão:

Extinção em:-------