Publicado em: 11/09/2017 09h36 – Atualizado em: 23/08/2021 14h27

397 - Curso de História da Arte - Mod II - do Renascimento ao Impressionismo

Período:    18 de abril a 27 de junho de 2017, às terças-feiras (exceto dia 27/4)*.

Horário:     das 19h15 às 21h15

Local:    Escola de Magistrados da Justiça Federal
    da 3ª Região
    Avenida Paulista, 1912 - 1º andar
    Edifício Funcef Center

Público-alvo: magistrados e servidores federais e público em geral

Carga horária: 24 horas

Modalidade: Presencial (não haverá videoconferência)

Será conferido certificado de participação aos inscritos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.

http://www.trf3.jus.br/semag

PROGRAMA
18 de abril – terça – 1º Encontro: INTRODUÇÃO AO MÓDULO II - conteúdo disponível em 19/04/2017
25 de abril – terça – 2º Encontro: RENASCIMENTO - conteúdo disponível em 26/4/2017
27 de abril* – quinta – 3º Encontro: MANEIRISMO E RENASCIMENTO TARDIO - conteúdo disponível em 28/4/2017
2 de maio – terça – 4º Encontro: BARROCO - conteúdo disponível em 3/5/2017
9 de maio – terça – 5º Encontro: BARROCO (ROCOCÓ E BARROCO BRASILEIRO) - conteúdo disponível em 10/5/2017
16 de maio – terça – 6º Encontro: NEOCLASSICISMO - conteúdo disponível em 17/5/2017
23 de maio – terça – 7º Encontro: ROMANTISMO - conteúdo disponível em 24/5/2017
30 de maio – terça – 8º Encontro: REALISMO - conteúdo disponível em 31/5/2017
6 de junho – terça – 9º Encontro: SIMBOLISMO - conteúdo disponível em 7/6/2017
13 de junho – terça – 10º Encontro: ART NOUVEAU - conteúdo disponível em 14/6/2017
20 de junho – terça – 11º Encontro: IMPRESSIONISMO - conteúdo disponível em 21/6/2017
27 de junho – terça – 12º Encontro: IMPRESSIONISMO – DEBATE SOBRE O MÓDULO II

Mediação: Wladimir Wagner Rodrigues (contato: wrodrigu@trf3.jus.br)
Servidor do TRF – 3ª Região, artista visual e designer gráfico. Bacharel em Educação Artística (Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, membro do Grupo de Pesquisa "A Semana de 22: seus fomentadores, patrocinadores e seguidores - os artistas modernos", do Centro de Pesquisa Científica. Pós-graduado no curso lato sensu “Fundamentos da Cultura e das Artes” e mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP

Objetivos: Desenvolver um olhar crítico voltado para apreciação e interpretação de obras de arte, tendo por base o conhecimento de conceitos estéticos de períodos ou de movimentos que compõem a História da Arte.

Metodologia: Cada módulo ocorrerá em 12 (doze) encontros semanais que incluem temas sobre pintura, escultura, arquitetura, fotografia e cinema. Serão promovidas discussões em grupo por meio da projeção de imagens das produções artísticas pertinentes aos tópicos considerados e visitas a espaços culturais com o objetivo de estimular diferentes olhares, desenvolver critérios para apreciação de uma obra de arte para além do gosto e não-gosto e à expansão do repertório cultural do grupo. Tendo como premissa o conceito de arte como produto social, levantando questões sobre sociedade, cultura, preservação do patrimônio cultural, Filosofia e Estética em História da Arte.

Visitas educativas: Uma ou duas visitas serão programadas durante o curso, que serão programas conforme a pertinência do tema ou havendo exposição na cidade que permita esta relação com alguns dos tópicos programados. Tais visitas não integram a carga-horária e a presença dos participantes é facultativa.

Projeções, filmes e material complementar: As projeções utilizadas em aula, os links dos filmes exibidos e material complementar serão disponibilizados após cada aula nesta mesma página.

Blog dos alunos do curso: Os alunos serão incentivados no decorrer do curso a escrever um artigo sobre um dos temas deste módulo. Alguns dos artigos poderão ser publicados no blog dos alunos - http://encontroscomarte.blogspot.com.br/

Direção

Desembargador Federal CARLOS MUTA
Diretor da EMAG

Realização

Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região

 

Referências Bibliográficas:

ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna, trad. Denise Bottmann e Federico Carotti, São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte - gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

CONTI, Flavio. Como Reconhecer A Arte Do Renascimento. Portugal: Ed. 70, 1979.

_______. Como Reconhecer A Arte Barroca. Portugal: Ed. 70, 1996.

_______. Como Reconhecer A Arte Rococó. Portugal: Ed. 70, 1996. 

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte - a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

ECO, Umberto. Obra Aberta - Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.

FRIEDLAENDER, Walter – De David a Delacroix, trad. Luciano Vieira Machado, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999. 16ª Edição.

GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna, do impressionismo até hoje. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015. 12ª Edição.

OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte - uma introdução histórica. São Paulo: Editora Cultrix, 1993.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1982.