Publicado em: 18/03/2021 13h37 – Atualizado em: 23/08/2021 14h27

A domicílio / Em domicílio

Vamos começar estabelecendo a diferença entreos termos residência e domicílio. O primeiro designa a morada habitual ou eventual de alguém, que pode ou não ter o objetivo de ali permanecer. Já domicílio se refere ao local em que a pessoa estabelece por definitivo a sua morada, onde responde por suas obrigações. Além de ser uma residência, também ocorre o vínculo jurídico com empresas que nos fornecem, por exemplo, energia elétrica, água, serviços de telefonia.Essa diferenciação é importante principalmente para as relações jurídicas. Para quem atua na área jurídica, é essencial essa distinção.

Quanto às locuções a domicílio e em domicílio, apesar de alguns pensarem que somente a segunda é correta, na verdade, as duas são válidas e têm o seu emprego referendado de acordo com o contexto.

A domicílio sempre será usado comverbos ou substantivos regidos pela preposição A. Alguns gramáticos ressaltam que essa locução é empregada com verbos e substantivos “dinâmicos”. 

Neste mercado, eles levam as compras a domicílio.”(levar algo A algum lugar)

“Você pode combinar com a manicura a ida a domicílio, só que ela cobra mais caro pelo serviço.” (ida A algum lugar)

“Aquela celebridade teve um tratamento VIP. Depois de ter sido liberada pela autoridade policial, foi conduzida a domicílio por policiais, que temiam por sua segurança.” (conduzir A algum lugar)

Já a expressão em domicílio é usada com verbos ou substantivos regidos pela preposição EM. Aqui, também há gramáticos que salientam o uso dessa locução com verbos e substantivos “estáticos”.

“Para entregar em domicílio, é necessário pagar uma taxa extra.” (entregar EM algum lugar)

“Como não tem um local adequado para atender a seus alunos, aquele professor de inglês dá aulas em domicílio.” (dar aulas EM algum lugar)

“As visitas em domicílio devem ser agendadas com antecedência de, pelo menos, uma semana.” (visita-se alguém EM algum lugar)