Publicado em: 26/11/2020 16h18 – Atualizado em: 23/08/2021 14h27

Choveu ou choveram elogios?

LEMBRE-SE:

Devo dizer

Choveu ou choveram elogios?

O verbo chover, como todos os verbos que indicam fenômenos da natureza, é impessoal, não tem sujeito. Por isso, deve ser conjugado na 3.a pessoa do singular em qualquer tempo e modo.

“Não é de se admirar que o rio tenha transbordado, chove há quatro dias sem parar!”

“No norte do país, o inverno é marcado pela alta umidade. Chove todos os dias, dá até para marcar compromissos para antes ou depois da chuva.”

Quando, porém, esse verbo é empregado em sentido figurado, dando ideia de grande quantidade, ele deixa de ser impessoal, flexionando-se em todas as pessoas, tempos e modos. Sendo assim, concorda em número com o sujeito a que se refere.

“Depois da declaração polêmica daquele cantor, choveram críticas, e até ameaças de morte, em suas redes sociais.”

“O ponto alto da festa de debutante daquela influenciadora digital foi quando choveram pétalas de rosas amarelas na hora do Parabéns pra você.”

Essa mesma regra vale para outros verbos indicativos de fenômenos da natureza, quando eles são usados em sentido figurado. Um exemplo é o verbo trovejar, que pode ter a acepção de “emitir palavras ou frases”.

“Muitos dos presentes à votação na Assembleia Legislativa ficaram tão indignados com o resultado final que trovejavam impropérios contra aqueles que tinham decidido criar um novo imposto sobre o consumo.”

“Aquele time está tão mal das pernasque nem seus torcedores o apoiam mais. É comum eles trovejarem todo tipo de ofensa e cobrança contra os jogadores e a comissão técnica.”

Outro exemplo é o verbo amanhecer, que, nosentido figurado, pode denotar a ideia de “acordar”, “despertar”. Nesse caso, o verbo também é flexionado no plural.

“Não sei o que aconteceu durante a madrugada, mas o fato é que essas crianças amanheceram indispostas, sem vontade de fazer nada.”

“Esta cidade é tão úmida que as paredes internas das casas amanhecem praticamente encharcadas.”