Publicado em: 21/09/2020 17h17 – Atualizado em: 23/08/2021 14h27

Eficaz / eficiente / efetivo

LEMBRE-SE:

O que é ser

EFICAZ / EFICIENTE / EFETIVO

Por muitos considerados sinônimos, na verdade esses termos não têm exatamente o mesmo significado, mas são conceitos interligados.

Eficaz é o que cumpre perfeitamente determinada tarefa ou função, atingindo o objetivo proposto.  A eficácia está diretamente ligada ao resultado.

“Clara conseguiu recuperar-se em pouco tempo, graças a um tratamento eficaz prescrito pelo seu pneumologista.” (A recuperação foi o objetivo alcançado e plenamente alcançado.)

“Planejar uma estratégia eficaz é um dos fatores determinantes para vencer uma partida de xadrez.” (Vencer a partida é o que se almeja e, para tanto, a estratégia tem de ser eficaz.)

Eficiente é o que executa uma tarefa com qualidade, competência, excelência, com nenhum ou com o mínimo de erros. A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa.

O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo. Para ilustrar a diferença, veja estes exemplos:

“A seleção brasileira de futebol de 1982 encantou o mundo, mas não ganhou a Copa. Foi eficiente, mas não foi eficaz. Já a seleção brasileira de 1994, apesar de não encantar, de jogar um futebol pragmático, foi campeã mundial. Ou seja, não foi eficiente, mas foi eficaz.”

“Com planejamento, didática, recursos audiovisuais e muitos exemplos práticos, Bernard era um professor muito eficiente, mas não foi eficaz, pois não apresentou resultados: a maior parte da classe foi reprovada nas provas finais.”

Efetivo é o que tem a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Efetividade consiste em fazer o que deve ser feito, com qualidade, utilizando os recursos da melhor maneira possível para atingir o objetivo inicialmente proposto. Retomando o exemplo da seleção brasileira de futebol, podemos dizer que:

“A seleção brasileira de futebol de 1970 foi efetiva: jogou um futebol encantador (eficiente) e foi campeã do mundo (eficaz). “

Para finalizar, lembramos que efetivo tem igualmente o sentido de “positivo”.

“Foi bastante efetiva a última reunião de nossa equipe de trabalho.”

“Considerando-se as decisões que devemos tomar, o debate levantou questões bastante efetivas.