Confira informações sobre atendimento presencial, por telefone e e-mail: clique aqui

Publicado em: 02/04/2020 13h36 – Atualizado em: 20/10/2020 19h15

Direito, Gênero e Sexualidade

Em 2018, a EMAG promoveu o curso Direito, Gênero e Sexualidade, com o propósito de situar a importância contemporânea desse debate e promover aprofundamento do estudo do papel das instituições do sistema de justiça na promoção de equidade.

A abordagem conjunta dos temas gênero e sexualidade justifica-se pelo fato de que sexismo e homofobia têm raízes comuns no preconceito e nas representações discriminatórias fundadas no gênero e espraiam seus reflexos nas demandas por distribuição ou por status, desenvolvimento, identidades e reconhecimento.

Não menos importante foi a adoção de uma perspectiva interseccional, colocando em evidência a interação entre discriminações fundadas em diferentes marcadores sociais - como gênero, sexualidade, raça e classe - e seus resultados na produção e reprodução de desigualdades.

Na seleção dos temas para esta plataforma virtual, trazemos as exposições que versaram sobre dicotomia público-privado, interseccionalidade, mulheres e instituições inclusivas, bem como violações a direitos humanos da população LGBT.

Fica o convite para que as demais palestras sejam acessadas no canal da EMAG no Youtube.

Gabriela Azevedo Campos Sales
Juíza Federal