As atividades presenciais do TRF3 estão sendo retomadas de maneira gradual. Para atendimento, faça agendamento por e-mail

Publicado em: 29/07/2020 16h51 – Atualizado em: 20/10/2020 19h15

Confira cursos e eventos da EMAG previstos para o segundo semestre

31/07/2020

A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.a Região (EMAG) planeja, para o segundo semestre de 2020, realizar novos eventos on-line e cursos à distância, até que seja viável e seguro promover atividades que impliquem a presença física.

A programação do semestre será aberta com o seminário on-line “Processo Tributário no Âmbito Federal – Temas em Pauta no STF”, no dia 6 de agosto, das 9h30 às 12h30, uma parceria com a Escola da Advocacia Geral da União da 3.a Região (EAGU).

Ainda em agosto, a EMAG promoverá Seminário de Processo Civil juntamente com a Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp) e a EAGU.

O próximo curso à distância será “Tempo de Pensar: Interlocuções entre Direito, Arte e Filosofia”, que ficará disponível aos inscritos a partir de 17 de agosto. Está prevista, ainda, capacitação na modalidade EaD sobre outros temas, entre os quais Direito Aduaneiro e Aposentadoria Especial da Pessoa com Deficiência, em datas a serem divulgadas.

Contemplada pelo objetivo 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, as parcerias têm se mostrado importante ferramenta neste momento de limitações orçamentárias e de aprendizado sobre utilização de novas tecnologias.

Além da EAGU e da Ajufesp - parceiros estratégicos históricos-, a EMAG tem dialogado com outras instituições e entidades para somar forças na implementação de novos projetos, visando o aperfeiçoamento da formação dos nossos magistrados em sintonia com o objetivo 4, da Agenda 2030.

Conect@ados

Desde março último, a EMAG realizou sete eventos on-line, alguns em conjunto com outras instituições, compondo a série Conect@ados. A Escola também ofereceu o curso à distância Gestão Cartorária no Processo Judicial eletrônico (PJe), que atraiu grande demanda por inscrições. E ainda prestou apoio a iniciativas de outras escolas, dentre outras ações.

A série Conect@ados integra o portal EMAGConecta, criado para assegurar a oferta de conteúdo didático em tempos de isolamento social. Outra série do projeto EMAGConecta, em que especialistas fazem breve exposição sobre temas atuais relacionados à pandemia da Covid-19, Conexões chegou nesta semana à marca do 30.º vídeo. Já na série ConexãoEMAG - Língua Portuguesa, até o momento foram disponibilizados 26 verbetes com dicas práticas e úteis.

Os assuntos abordados nos eventos on-line foram: Temas relevantes em matéria de saúde; Visual Law – a Influência do Design no Direito e nas Atividades do Poder Público; Saúde emocional em tempos de pandemia; Precedentes nos Tribunais Superiores – observância, distinção e superação de precedentes; Benefícios Previdenciários e Assistenciais, Teleperícias e Teleaudiências em Tempos de Covid-19; Covid-19 – cenários e perspectivas; e Law and Economics e Teoria dos Jogos: Entre Argumentação Jurídica e Teoria das Provas.

A íntegra de todos eles está disponível no portal EMAGConecta, Conect@dos, e no canal no YouTube, playlist Conect@dos.