As atividades presenciais do TRF3 estão sendo retomadas de maneira gradual. Para atendimento, faça agendamento por e-mail

Publicado em: 10/07/2020 12h28 – Atualizado em: 20/10/2020 19h15

Webinário reúne centenas de participantes para reflexão sobre Economia e Direito

10/07/2020

Cerca de 220 pessoas, entre magistrados, servidores e operadores do direito, assistiram nesta quinta-feira (09/07) a palestra sobre as relações entre Economia e Justiça, em que foram debatidas questões contemporâneas como a tendência de aumento na incidência de argumentos econômicos nas demandas judiciais em razão da crise gerada pela pandemia da covid-19.

O Webinário “Law and Economics e Teoria dos Jogos: entre Argumentação Jurídica e Teoria das Provas” foi promovido pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.a Região (EMAG) e pela Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o apoio da Escola da Advocacia Geral da União na 3.ª Região.

Figuraram como palestrantes o professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo José Maria Arruda de Andrade; a professora doutora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade de São Paulo Fabiana Del Padre Tomé; e o professor doutor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, Renan Pieri.

Ao final, os acadêmicos responderam a várias perguntas dos participantes, sobre temas como a influência da economia nas decisões judiciais, a aplicação da teoria dos jogos no ato decisório do magistrado e a validade de provas ilícitas na teoria da argumentação.

Confira o vídeo do evento, realizado por meio da plataforma Microsoft Teams.