Publicado em: 17/02/2020 14h57 – Atualizado em: 27/03/2020 17h54

Reembolso - Orientações Gerais

Como funciona

O beneficiário titular e seus dependentes inscritos, além de utilizarem os serviços da rede de referência, têm a liberdade total de escolher onde desejam receber assistência, usufruindo de serviços particulares, em qualquer parte do território nacional.

Utilizando o sistema de livre escolha, o beneficiário titular ou o dependente desembolsarão, no ato do atendimento, o valor total das despesas efetuadas e poderão, posteriormente, solicitar reembolso à Amil, até os limites máximos estabelecidos para o plano contratado.

Conforme regras da Agência Nacional de Saúde (ANS), o beneficiário tem o prazo de até 12 meses do evento para apresentar o recibo e solicitar o reembolso.

É possível se solicitar uma prévia  dos valores a serem reembolsados, para a qual o contrato prevê o prazo de resposta de três dias úteis, a partir da data de protocolo da solicitação. Para o pagamento de reembolso, o prazo é de  10 dias úteis,  desde que a documentação esteja de acordo com os requisitos estabelecidos para a referida cobertura.

Os reembolsos serão efetuados sempre em conformidade com a tabela CBHPM, vigente na época da realização do atendimento, independente das circunstâncias ou local do evento.

  • Para o Plano Amil 500 TRF, aplica-se o multiplicador 1,00 (um) sobre os valores da tabela.
  • Para o Plano Amil 700 TRF, aplica-se o multiplicador 1,25 (um e vinte e cinco).

A cobertura para reembolso é a mesma da rede credenciada, de acordo com o Rol da ANS.


O reembolso será pago em conformidade com os dados bancários cadastrados no sistema da operadora, portanto, qualquer alteração deverá ser imediatamente comunicada!

Procedimento para Solicitação de Reembolso

A Amil oferece no APLICATIVO AMIL CLIENTES E NO PORTAL DE BENEFICIÁRIOS AMIL, modalidade de reembolso 100% digital, para solicitações de reembolso de consultas, exames, procedimentos e internações.

Na modalidade 100% digital, o beneficiário faz a solicitação, envia cópia digitalizada da Nota Fiscal ou Recibo, obtém o comprovante e pode acompanhar o andamento da sua solicitação on-line, sem a necessidade de preencher uma série de formulários em papel ou se deslocar para entrega de documentos físicos (vedado durante a pandemia do COVID-19).

Os documentos enviados por meio digital devem ser guardados sob a responsabilidade do beneficiário por 05 (cinco) anos e deverão ser apresentados, caso solicitado pela Amil.

Grande parte das despesas pode ser reembolsada por processo 100% digital. O beneficiário poderá visualizar as despesas que requerem que o processo seja “Parcialmente Digital”, ou seja, que necessitam de envio de documento físico para a Amil pelo Correio, no endereço informado no Aplicativo ou Portal.

Ao enviar documentos digitalizados, observe o tamanho máximo permitido para os arquivos que serão adicionados. Há um tamanho máximo para cada arquivo e um tamanho máximo total para envio de documentos. Atente-se também aos formatos dos arquivos. Geralmente os permitidos são .JPG, .PNG e .PDF.

Verifique sempre se o documento digitalizado que será enviado encontra-se legível. Quando sinalizado que o documento anexado não está legível, a solicitação de reembolso não será atendida.

Ao solicitar o reembolso pelo Aplicativo ou Portal, o requisitante pode consultar os documentos necessários para cada tipo de despesa, sendo de sua responsabilidade a regularização de documentação, quando cabível.

 

  Veja ao final da página, a lista completa das informações obrigatórias que deverão constar nos recibos/notas fiscais, bem como na documentação exigida para cada tipo de despesa. Evite atrasos e devoluções!

Modalidades Disponíveis para Solicitação de Reembolso


PELO CELULAR OU TABLET NO APLICATIVO DA AMIL

1) Na Play Store/ App Store do seu dispositivo móvel busque e instale o Aplicativo da Amil Clientes.

2) Faça o login no aplicativo. Para primeiro acesso, cadastre-se.

3) Clique no ícone “PLANO” no menu inferior e depois em Reembolso.

4) Clique em ”Solicitar Reembolso”, confirme seus dados para contato e clique em “ok” para continuar.

5) Leia o Termo de Adesão e Responsabilidade de Reembolso Online e clique em "Li o Termo e Concordo" para continuar.

6) Escolha o tipo de despesa (consultas médicas, exames, procedimentos, terapias ou internações), digite o valor, incluindo os centavos, e preencha os dados do documento principal.

7) Escolha o tipo de documento, digite o número, data da despesa e o CPF/CNPJ do prestador do serviço.

8) Clique no ícone de lupa para completar os dados do prestador: nome do executante, conselho do registro, número do conselho, estado de registro e especialidade médica  do evento.

9) Com os dados da despesa preenchidos, o beneficiário escolherá realizar a análise do reembolso em um Processo 100% Digital ou Parcialmente Digital. Se optar por Parcialmente Digital, deverá enviar os documentos originais para a Amil pelos Correios.

10) Clique no botão "anexar arquivo", escolha o documento salvo no celular ou tire uma foto do documento.

11) Valide seus dados bancários. Você poderá editar os dados de cadastro caso estejam incorretos.

12) Confirme e envie sua solicitação. Ao confirmar e enviar a solicitação, o beneficiário visualizará uma mensagem de sucesso com as informações do reembolso.


PELO COMPUTADOR NO PORTAL DA AMIL

1) Acesse o site da Amil pela internet em www.amil.com.br.

2) Entrar na área exclusiva de Beneficiário do Plano com seu login e senha. Para primeiro acesso, cadastre-se.

3) No menu lateral esquerdo, clique em “Reembolso” e depois em “Solicitação de reembolso”.

4) Leia atentamente o Termo de adesão e responsabilidade de reembolso online e clique no botão “Aceito” para continuar.

5) Confira seus dados de contato e consulte se sua requisição pode ser 100% digital (consulta médicas e terapias). Caso a despesa necessite de entrega física, você poderá entregar os documentos no Pró-Social.

6) Leia as informações sobre Comprovante de Despesas, clique no botão “Concordo” para continuar e confira seus dados bancários para depósito do reembolso.

7) Escolha o tipo de Despesa que pretende receber o reembolso. Certifique-se que está com todos os documentos necessários para a solicitação. Clique em “Ver os documentos necessários”.

8) No campo “documento”, escolha o tipo de comprovante de pagamento que deseja enviar, se é nota fiscal convencional, nota fiscal eletrônica ou recibo. Digite o número da nota fiscal ou recibo, preencha a data do comprovante, digite o valor do comprovante, incluindo os centavos, digite o CPF ou CNPJ do emissor do comprovante e escolha a especialidade.

9) Por fim, clique no botão “Adicionar” para localizar o comprovante, anteriormente digitalizado e salvo no computador. Escolha o arquivo e adicione.

10) Certo de que todas as informações solicitadas foram preenchidas, envie a solicitação.


PESSOALMENTE NO POSTO DE ATENDIMENTO DA AMIL NO TRF3
(SUSPENSO DURANTE A EPIDEMIA DO COVID-19)

O beneficiário ou seu representante deverá comparecer ao posto da Amil do TRF3, no 24º andar da Torre Sul, quadrante 1, munido dos seguintes documentos:

  1. Formulário de Reembolso da Amil,disponível na página inicial da Amil no Pró-Social, devidamente preenchido.
  2. Recibo Médico ou Nota Fiscal Original, legível e sem rasuras.
  3. Informações Médicas (cópia de pedido ou relatório médico, exames, laudos, etc), conforme o caso.
  4. Cópia de documento(s) entregue(s) para serem protocolados, caso deseje guardar o comprovante correspondente.

Visando otimizar o atendimento no balcão, minimizar o tempo de espera e dar efetividade à economia de recursos, os servidores do Pró-Social e funcionários da Amil  não poderão fornecer cópias de documentos, seja para serem protocoladas, seja para entrega à operadora!

NÃO serão aceitas CÓPIAS de recibos/notas fiscais, bem como documentação ou dados incompletos!


POR CORREIO

A documentação completa, inclusive o formulário de reembolso, disponível na página inicial da Amil no Pró-Social, devidamente preenchido, deverá atender as especificações previstas no final da página e ser enviada através de carta registrada ou sedex para:

Amil Assistência Médica Internacional

A/C da Área de Reembolso

Caixa Postal 543

CEP: 06763-970

Jardim Bom Tempo - Taboão da Serra - SP

 
NÃO serão aceitas solicitações de reembolso por e-mail!

Prévia de Reembolso


CANAIS DE SOLICITAÇÃO

Pessoalmente no posto de atendimento da Amil no TRF3 (SUSPENSO DURANTE A EPIDEMIA DO COVID-19)

Atendimento virtual exclusivo para os planos do TRF3
E-mail agenciaempresarial-trfpaulista_sp@amil.com.br

APP Amil Clientes

Site www.amil.com.br

Central de serviços
Telefone/fax (11) 3004-2212
Opção 01 – simulação
Opção 02 - recálculo

DOCUMENTAÇÃO

Relatório médico:  procedimento que será realizado; nome completo do paciente; data e local da realização do evento; valor individualizado por membro da equipe quando se tratar de procedimento cirúrgico; nome, CRM e endereço do profissional e especialidade médica.

Informações Obrigatórias na Documentação para o Pagamento de Reembolso

A documentação obrigatória para o pagamento de reembolso, além do formulário disponível na página inicial da Amil no Pró-Social, devidamente preenchido, deverá contemplar os documentos relacionados abaixo nas seguintes especificações, conforme o tipo de atendimento:

CONSULTAS MÉDICAS
Recibo ou Nota Fiscal: nome completo do paciente; nome do responsável pelo pagamento; data da realização do evento; valor cobrado numérico e por extenso; nome, endereço e telefone do profissional ou do estabelecimento; especialidade médica; carimbo médico com CRM, CPF e assinatura; CNPJ do prestador de serviço e, no caso de nota fiscal eletrônica, carimbo de pago.

EXAMES (exames laboratoriais ou radiológicos e exames dermatológicos)
Recibo ou Nota Fiscal: nome completo do paciente; nome do responsável pelo pagamento; data da realização do evento; valor cobrado numérico e por extenso; nome de cada exame realizado com os respectivos valores unitários e total; nome do prestador de serviços, CPF (quando se tratar de prestador pessoa física) ou CNPJ (quando se tratar de prestador pessoa jurídica) e carimbo de pago, no caso de nota fiscal eletrônica.

  1. EXAMES DERMATOLÓGICOS

    Cópia de Pedido Médico: nome completo do paciente, nome de cada exame prescrito, data, assinatura e carimbo com CRM. O pedido médico tem validade de 3 meses.

    Cópia de Laudos e Exames: se houver (biópsias e anátomo patológico).

  2. OUTROS EXAMES

    Cópia de Pedido Médico: nome completo do paciente, nome de cada exame prescrito, data, assinatura e carimbo com CRM. O pedido médico tem validade de 3 meses.

PROCEDIMENTOS (sessões terapêuticas, quimioterapia e radioterapia)

Recibo ou Nota Fiscal: nome completo do paciente; nome do responsável pelo pagamento; data da realização do evento; valor cobrado numérico e por extenso; nome do procedimento realizado com o respectivo valor unitário e total; nome do prestador de serviços; CPF (quando se tratar de prestador pessoa física) ou CNPJ (quando se tratar de prestador pessoa jurídica); assinatura e carimbo do prestador de serviço com número do conselho de classe (CRM, CRP, CRFa, CREFITO, CRN) e, no caso de nota fiscal eletrônica, carimbo de pago. Para procedimentos seriados, informar quantidade e data das sessões realizadas, no recibo/nota fiscal ou em relatório emitido pelo prestador.

  1.  SESSÕES TERAPÊUTICAS (fisioterapia, acupuntura, RPG, fonoaudiologia, psicologia, terapia, etc)

    Cópia de Pedido Médico: nome completo do paciente, data, assinatura e carimbo com CRM. O Pedido Médico tem validade de 6 meses, devendo ser apresentada cópia em todas as solicitações de reembolso.

  2. QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA

    Cópia de Relatório Médico: diagnóstico e tratamento prescrito (medicamento, dose e protocolo de infusão). O relatório médico tem validade de 6 meses, caso esteja datado. 

    Laudo do Anátomo Patológico

    Imunohistoquímico, se houver.

    Havendo alteração no tratamento proposto, deve ser apresentada nova documentação.

INTERNAÇÃO (honorários médicos e despesas hospitalares)

Recibo ou Nota Fiscal: nome completo do paciente; nome do responsável pelo pagamento; data da realização do evento; valor cobrado numérico e por extenso; nome; endereço; CPF ou CNPJ do prestador de serviço; descrição do serviço realizado no corpo da nota; participação no evento; assinatura e carimbo médico com CRM e, no caso de nota fiscal eletrônica, carimbo de pago. Tratando-se de equipe cirúrgica (CNPJ), informar nome, CRM, posição e valor cobrado para cada profissional participante do ato cirúrgico. Para atendimento clínico, informar especialidade, quantidade e datas das visitas.

Cópia de Relatório Médico: diagnóstico do paciente.