Confira informações sobre atendimento presencial, por telefone e e-mail: clique aqui

Publicado em: 02/04/2020 13h36 – Atualizado em: 20/10/2020 19h15

Segurança da Informação – questões práticas

Com a tecnologia permeando todos os aspectos da vida contemporânea, os atores jurídicos são cada vez mais chamados a dirimir controvérsias permeadas por questões de considerável complexidade técnica. Assim, ficar alheio a essa revolução digital significa estar sujeito aos interesses daqueles que detêm o conhecimento especializado, bem como gerar risco relevante de sofrer acesso indevido a informações privadas.

Com o objetivo de trazer noções introdutórias indispensáveis para a adequada compreensão dos temas que envolvem a segurança na informação na era digital, em setembro de 2019, a Escola de Magistrados da Justiça Federal da Terceira Região e a Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, promoveram o curso “Segurança da Informação – questões práticas”.

A palestra “Criptografia das comunicações: segurança do WhatsApp e Telegram”, ministrada pelo Juiz Federal Substituto Felipe Raul Borges Benali, e “Segurança de comunicações digitais em computadores e smartphones: ataques mais comuns e precauções necessárias”, ministrada pelo Perito Criminal Federal Evandro Mário Lorens, abordaram, em linguagem calibrada para o público jurídico, temas técnicos complexos, tais como criptografia ponta a ponta e meios de investigação em crimes cibernéticos.

Ademais, ambos os palestrantes permearam suas exposições com dicas práticas e atualizadas de segurança digital, de simples implementação, com vistas à proteção de dados pessoais e laborais, seja em smartphones, seja em computadores. No link abaixo, você encontrará o material apresentado na palestra “Criptografia das comunicações: segurança do WhatsApp e Telegram”.

Acesse aqui - Segurança da Informação Entendendo a criptografia doWhatsapp e a possibilidade de sua interceptação - Felipe Benali

Neste momento de isolamento social, com o objetivo de difundir e democratizar o conhecimento técnico trazido no curso do projeto EMAGCONECTA, da Escola de Magistrados, disponibiliza a toda comunidade - acadêmica, magistrados, servidores, advogados e público em geral – a integralidade do curso.

Convidamos a todos que acessem o curso no canal da EMAG no Youtube. Bons estudos!

CAROLLINE SCOFIELD AMARAL e FELIPE RAUL BORGES BENALI
Coordenadores