Publicado em: 08/02/2021 18h27 – Atualizado em: 05/04/2021 18h11

No dia da visibilidade trans EMAG convida à reflexão sobre esteriótipos e preconceitos

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Neste “Dia da Visibilidade Trans”, 29 de janeiro, a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.a Região (EMAG) destaca a importância de o Judiciário refletir sobre os desafios enfrentados pelas pessoas transgêneras, especialmente sobre as questões que tratam da violência, preconceito e violação de seus direitos.

O Dia da Visibilidade Trans é celebrado desde 2004, quando um grupo de ativistas trans participou, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia. A data passou, então, a representar a luta cotidiana das pessoas trans – especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade – pela garantia de direitos e pelo reconhecimento de sua identidade.

Para celebrar a data e ressaltar a importância da diversidade e do respeito para com o movimento trans, a EMAG convida todos a assistirem ao vídeo com a apresentação da escritora e pesquisadora transfeminista Bruna Benevides tratando do tema “Mitos e Tabus sobre Diversidade de Gênero”. O vídeo integra a série de webinários “Desnudando Estereótipos” realizados em 2020.

Na ocasião, a ativista ressaltou que o Brasil é um dos países mais avançados em termos de legislação e de jurisprudência nesse campo, o que de alguma forma assegura os direitos das pessoas trans, mas infelizmente a conquista desses direitos, por si só, não elimina o problema e que é preciso avançar mais. Bruna observa que “se não fosse o Judiciário, talvez hoje seríamos um dos piores países em termos de conquistas de direitos para a população LBGTI, especialmente a trans”.

A realização dos webinários “Desnudando Estereótipos” foi uma parceria entre a EMAG e a Comissão de Equidade de Gênero da Justiça Federal da 3.a Região, coordenada pela Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, Diretora da Escola.

Todos os vídeos desse avento, além de outros estão disponíveis na página da EMAG em www.trf3.jus.br/emag/emagconecta/conectdos/ e no canal da Escola no YouTube: www.youtube.com/user/emagtrf3/playlists.

 

Publicada em 29/01/2021