TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetDesenvolvimento Integrado e Gestão EstratégicaLaboratório de Inovação do TRF3.ª RegiãoOficinas e projetos

Oficinas e projetos

 

 

Oficina - "Cidadania, informação e acesso à justiça"

Melhorar a comunicação, a informação e o acesso à Justiça, uma demanda do Gabinete da Conciliação e da Central de Conciliação (CECON) Campinas.

 

 

Oficina: “Perícias Médicas”

Por solicitação do CNJ, iLabTRF3 e iJuspLab coordenaram os trabalhos relacionados ao ODS 1 da Agenda 2030, com a busca de soluções relacionadas a perícias médicas paralisadas.

 

 

Oficina: “Fluxo de trabalho das subsecretarias unificadas”

Oficina dedicada à busca de novas ideias e soluções para melhorar o fluxo de trabalho das Subsecretarias Unificadas do TRF3.

 

 

Oficina: “Acordo de não persecução penal”

Objetivo: buscar soluções para viabilizar, padronizar e difundir o "Acordo de Não Persecução Penal", com a participação de pessoas de todos os órgãos envolvidos, para alcançar a visão de cada uma das partes, bem como institucionalizar e colocar em prática as soluções encontradas. Além da Justiça Federal, a oficina reuniu representantes do MPF, DPU e OAB.

 

 

Oficina: “Meu Nome Combina Comigo”

Uma parceria com o Laboratório de Design Jurídico da USP na busca de uma campanha de conscientização dos direitos da população trans e travesti, com objetivo de informar e esclarecer dúvidas sobre identidade de gênero, para a melhorar a prestação jurisdicional.

 

 

Projeto iNovaSEG

Iniciativa da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o iNovaSEG é um painel de dados construído de forma compartilhada e colaborativa pelas equipes do iLabTRF3, iJuspLab e pelas áreas de Segurança, de Tecnologia da Informação e de Gestão Estratégica e de Dados do Tribunal e das Seções Judiciárias de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O painel de dados iNovaSEG contém informações sobre pessoas, unidades e estrutura predial da Justiça Federal da 3ª Região, permitindo o gerenciamento dos dados com a utilização de filtros para uma análise mais apurada e garantindo a tomada de decisões de forma consistente.

 

 

OFICINAS - "AS NECESSIDADES DE TREINAMENTOS NA TEMÁTICA DE TRÁFICO DE PESSOAS"E "LEVANTAMENTO E COLETA DE INFORMAÇÕES QUE SERVIRÃO PARA A ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO DE UM MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA OPERADORES DO DIREITO NO ACOLHIMENTO A VÍTIMAS MULHERES E LGBTQI+ DE TRÁFICO DE PESSOAS

As oficinas foram desenvolvidas em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região (EMAG), como parte do projeto “Fortalecendo as Capacidades dos Atores do Sistema de Justiça” implementado pela OIM em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, Conselho Nacional de Justiça e a EMAG, com financiamento do fundo da OIM para o desenvolvimento.
Elas tiveram como objetivo buscar o desenvolvimento de novas capacitações para magistrados e para os atores envolvidos na rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas e coletar insumos para elaboração de um Protocolo de Orientação entre atividade Judicial e Políticas Públicas em caso de Tráfico de Pessoas.

 

 

 

Oficina - "As possibilidades de atuação jurisdicional nos casos de crimes leves praticados sem violência ou grave ameaça, mas de modo reiterado, por usuários de drogas"

O trabalho foi desenvolvido em parceria com o iJuspLab e buscou encontrar alternativas para os casos crescentes de usuários de drogas que cometem crimes leves de forma reiterada para alimentar seu vício, com a participação de membros da Defensoria Pública do Estado de SP, Defensoria Pública Federal, do Ministério Publico Federal, Juízes Criminais e do representante da prefeitura no Projeto Redenção.

 

 

Oficina - “Alternativas para melhorar o andamento e julgamento das ACP Ambientais.”

O objetivo da oficina foi identificar os problemas de processamento e julgamento das ações civis públicas ambientais, buscando alternativas para melhoria dos trabalhos nas unidades jurisdicionais.

 

 

Processos de Trabalho: Mapear para Conhecer

O projeto buscou o levantamento, a diagramação e documentação dos processos de trabalho dos Gabinetes Previdenciários, bem como, a publicação dos diagramas nas páginas da intranet e internet do Tribunal, em cumprimento à Resolução PRES n. 136/2017.

Inicialmente, o projeto foi executado como piloto e compreendeu como público-alvo os Gabinetes Previdenciários interessados, a fim de testar a metodologia, para posterior ampliação aos demais Gabinetes.

As atividades se desenvolveram em cinco etapas, sendo realizado, inicialmente, um Workshop para apresentação do projeto e de conceitos teóricos relacionados ao tema. Posteriormente, foi realizada uma oficina para debater o conceito de processo de trabalho e identificar os principais processos de trabalho dos gabinetes previdenciário. A seguir, os servidores foram treinados para utilização do software Bizagi Modeler, ferramenta adotada para a diagramação. Por fim, os servidores desenharam os fluxos dos processos de trabalho e os resultados foram publicados no endereço https://www.trf3.jus.br/adeg/governanca-e-estrategia/gestao-por-processos-de-trabalho-e-gerenciamento-de-riscos/processos-de-trabalho-gabinetes

 

 

Oficina: Contratações Sustentáveis

Como parte da programação dos eventos que celebraram o Meio Ambiente em junho de 2021, e considerando as Resoluções n.º 347/2020 e n.º 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como da Nova Lei de Licitações (Lei n.º 14.133, de 1.º de abril de 2021) que coloca como princípio de sua aplicação o desenvolvimento nacional sustentável, foi realizada a Oficina de Contratações Sustentáveis pelo iLabTRF3 e o iJuspLab, em parceria.

Os participantes foram divididos em dois grupos, um presencial e outro on line e durante a Oficina buscaram soluções para fomentar a cultura dos critérios ambientais e acompanhar, nos processos, o cumprimento dos critérios, bem como soluções para facilitar o acesso aos critérios ambientais aplicáveis a cada objeto de contratação.