TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetEscola de Magistrados Notícias 2021EMAG incrementa suas atividades na pandemia e superia desafios

EMAG incrementa suas atividades na pandemia e superia desafios

 

Com a pandemia, a 3.ª Região passou a funcionar a distância. Essa mudança fez com que a EMAG se reinventasse. Cursos a distância já faziam parte do escopo da Escola, mas, com os novos protocolos e o isolamento social, foi necessário ampliar o uso da tecnologia e das ferramentas digitais para dar continuidade às ações que promovem a formação, atualização e aperfeiçoamento de magistrados e servidores.

Para enfrentar as novas demandas surgidas a partir de março de 2020, segundo a desembargadora federal Therezinha Cazerta, que à época acabara de assumir a direção da EMAG, foi necessário reformular completamente a sistemática de trabalho e o formato dos cursos. “Para que isso fosse possível, a Escola contou com a colaboração da equipe de servidores para se adaptar às exigências do momento pandêmico e desenvolver habilidades para atender o seu público. ”

Uma das primeiras iniciativas adotadas foi investir na capacitação e no aprimoramento dos servidores, por meio de cursos de produção de conteúdos e tutoria na plataforma Moodle, entre outros. Como resultado, houve um aumento significativo na oferta de cursos no ambiente virtual de aprendizagem da EMAG na modalidade de Ensino a Distância - EaD. Assim, foi possível ampliar a participação de magistrados de outras regiões, bem como de servidores, fomentando a circulação de ideias e de conhecimento, o que, ressalta-se, é o principal objetivo da Escola.

Ademais, utilizando-se de recursos tecnológicos e adotando-se o modelo misto, agregaram-se aulas síncronas por videoconferência às tarefas na plataforma Moodle, com o que a Escola garantiu, além de maior abrangência, um grande dinamismo no ensino remoto. A metodologia participativa trouxe inovações na estratégia de ensino-aprendizagem, permitindo a construção coletiva do conhecimento, a assimilação de novas formas de pensar e de agir, bem como a capacidade de equacionar a aplicação prática do objeto do estudo.

Nesse contexto marcado por renovação e aprendizado digital, conexão passou a ser não só a palavra-chave do momento como, também, tornou-se a tônica da Escola. A criação do perfil oficial @EMAG_trf3, no Instagram, e da página EMAGConecta, no sítio eletrônico do TRF3, deram os primeiros impulsos à nova fase. A Escola passou a concentrar suas atividades em três pilares: Conexões - vídeos de curta duração; Conect@dos - cursos e webinários; e ConexãoEMAG - dicas da língua portuguesa.

Numa época em que há disseminação de informações desencontradas e fake news, o conhecimento com base na ciência e na pesquisa é uma ferramenta importante para o combate à desinformação. Nesse sentido, a EMAG convidou especialistas renomados para discutirem temas relacionados ao exercício da magistratura durante a pandemia, além de outros assuntos de interesse de magistrados, servidores e comunidade em geral. O uso da plataforma Microsoft Teams permitiu maior interatividade, assim como a transmissão pelo canal EMAG no YouTube ampliou o alcance dos eventos para qualquer localidade em que disponível conexão de Internet.

O que no início parecia um desafio tornou-se superação, com vantagens: o baixo custo e a facilidade de acesso aumentou a diversidade e a participação de palestrantes e de público. Esse resultado positivo foi possível graças à articulação da equipe de servidores da EMAG, sempre empenhados em se reinventar e em buscar alternativas para garantir a eficiência dos trabalhos. Além disso, a Escola firmou parcerias com outras instituições, permitindo o intercâmbio de ações educacionais.

A renovação da EMAG está presente também em seu novo logo, que traz as cores dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. “A nova EMAG acompanha as evoluções tecnológicas, valoriza o ser humano como o centro de todo o saber e conecta-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável para o planejamento de suas atividades”, destaca a diretora Therezinha Cazerta.

Neste ano de 2021, quando a EMAG celebra 30 anos de sua criação, está sendo preparada uma programação especial com enfoque nas novas tecnologias, como inteligência artificial, além dosODS e outros assuntos alinhados com os valores da Escola. Será uma agenda voltada para uma sociedade mais justa, humana e equilibrada, em que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade.

O empenho da EMAG em buscar sempre as melhores formas de estabelecer conexões e transmitir conhecimento, respeitando todos os protocolos da ciência, demonstrou que com criatividade é possível superar os momentos de crise.

Confira aqui o relatório das atividades desenvolvidas pela EMAG nos últimos 12  meses.

Publicado em 26/03/2021 às 17h02 e atualizado em 28/04/2025 às 12h46