FILME "A DAMA DOURADA" SERÁ EXIBIDO NO AUDITÓRIO DA EMAG

A batalha judicial envolvendo o governo austríaco e uma das obras do pintor Gustave Klimt é o enredo do filme “A dama dourada” a ser exibido nesta segunda-feira, 14/5, no auditório da EMAG. A exibição antecede o debate “Direito e arte: a busca pelas obras de arte confiscadas pelos nazistas” que ocorrerá no dia seguinte.
O quadro “Retrato de Adele Bloch-Bauer I”, um dos mais famosos de Klimt, juntamente com outros cinco quadros, havia sido roubado da família austríaca durante a ocupação nazista, em 1938. O governo da Áustria se apoiou por muitos anos no testamento de Adele que pedia para que todas as obras fossem doadas para a Galeria de Estado de Viena.
Na década de 1990, um jornalista austríaco descobriu que o marido de Adele exilou-se na Suíça e colocou em seu testamento que os quadros de Klimt deveriam ser devolvidas a sua família. O caso foi parar na Suprema Corte dos Estados Unidos. Em 2006, a Áustria foi obrigada a devolver todas as pinturas à herdeira. As obras foram vendidas e estão expostas na galeria Neue, em Nova York. Parte do dinheiro ganho com a venda foi destinada ao Museu do Holocausto em Los Angeles.
O advogado do caso retratado no filme “A dama dourada”, Donald Burris, juntamente com a historiadora Roberta Alexandr Sundfeld e o professor José Alfredo Baracho Junior irão refletir sobre esse tema e outras questões envolvendo direito e arte, no dia 15, no auditório da EMAG.
Direito e Arte: A busca pelas obras de arte confiscadas pelos nazistas
Filme: A dama dourada – 14/05/2018 – às 17h30
Debate – 15/05/2018 – das 9h30 às 12h
Local: auditório EMAG