Tribunal Regional Federal da 3ª Região

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Utilização da Lei Geral de Proteção de Dados pelos servidores


LGPD – A segurança também depende de você

 

1. Coleta e Compartilhamento de Dados

• Colete apenas os dados estritamente necessários para a prestação do serviço. 

• Compartilhe dados pessoais somente com quem precisa e mediante autorização. 

• Utilize sempre canais oficiais e seguros para envio de documentos. 

• Evite expor dados pessoais em e-mails — revise o conteúdo, use cópia oculta e criptografia. 

• Não envie arquivos com dados pessoais para pessoas fora da equipe ou sem relação com os dados coletados. 

• Verifique a identidade de quem solicita informações. 

• Desconfie de solicitações urgentes ou fora do padrão. 

• Denuncie solicitações suspeitas. 

• Não junte documentos com dados pessoais em expedientes SEI públicos.


 

2. Armazenamento de Dados

• Use apenas o OneDrive corporativo para armazenar documentos. 

• Não salve dados em computadores pessoais ou dispositivos públicos. 

• Restrinja acessos e revise permissões regularmente. 

• Elimine dados que não forem mais necessários. 

• Proteja informações sensíveis e descarte documentos de forma segura. 

• Evite anotar dados sensíveis em papel. 

• Cuidado com impressões e documentos deixados na impressora. 

• Evite fazer downloads de documentos processuais para o computador pessoal. 

• Guarde backups em local seguro. 

• Nunca utilize pendrives desconhecidos. 


 

    3. Sistemas e Senhas

    • Mantenha seus dispositivos protegidos com senhas fortes e únicas. 

    • Não compartilhe senhas com ninguém. 

    • Não anote senhas em papéis. 

    • Bloqueie o sistema ao se afastar. 

    • Use navegadores seguros e atualizados. 

    • Utilize dispositivos institucionais para fins profissionais. 

    • Não utilize dispositivos pessoais para trabalho. 

    • Evite instalar softwares sem autorização. 


     

    4. Publicações e Inteligência Artificial

    • Anonimize dados antes de publicar qualquer conteúdo. 

    • Utilize apenas sistemas de IA autorizados pela instituição. 

    • Não insira dados pessoais em formulários desconhecidos ou sistemas de IA. 

     


     

    5. Segurança da Informação

    • Use criptografia e controle de acesso. 

    • Utilize autenticação em dois fatores. 

    • Cuidado com links suspeitos, anexos desconhecidos e redes Wi-Fi abertas. 

    • Acesse apenas sistemas oficiais e confiáveis. 

    • Evite usar e-mails e dispositivos pessoais para assuntos institucionais e vice-versa. 

    • Relate qualquer atividade suspeita ao setor responsável. 

    • Exija cláusulas de proteção de dados em todos os contratos com terceiros. 


     

     

    Para solicitações, utilize o canal oficial: encarregadolgpd@trf3.jus.br.


     

    Publicado em 09/09/2025 às 16h40 e atualizado em 02/10/2025 às 12h53