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InternetEscola de MagistradosCursosCursos 2025Gestão Cartorária no PJe

Gestão Cartorária no PJe

Formação Continuada 
Curso válido para fins de promoção e vitaliciamento 
 

Período de realização: de 3 a 24 de junho de 2025 

Horário: das 10h às 12h 

Público-alvo: magistrados(as) da Justiça Federal da 3ª Região, Diretores(as) de Secretaria de Vara Federal ou Vara-Gabinete, Assessores(as) e Chefes de Gabinetes de Desembargadores Federais  

Modalidade: on-line, pelo Teams 

Número de vagas: 40  

Carga horária: 20 horas (10 horas de aulas síncronas e 10 horas de atividades práticas assíncronas) 

Inscrições: www.trf3.jus.br/emag/curso   

A avaliação da aprendizagem dos cursistas será aferida pela participação e interesse nas aulas síncronas; realização de todas as atividades propostas pelos formadores e demonstração de assimilação do conteúdo ao
longo do processo. 

Para obter o certificado, o cursista deverá ter, no mínimo, 75% de presença nas aulas síncronas e atingir os conceitos “ótimo” ou “satisfatório”. 

 

PROGRAMA 

3 de junho de 2025 

Atividade síncrona  

Ambientação: abertura do curso; apresentação dos alunos e formadores para informações iniciais.  

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos:  

▪ Lei nº 11.419/2006 e Resolução 185/2013 do CNJ  

▪ Escopo do sistema e sistemas agregados 

▪ Marketplace 

▪ Diversos perfis 

▪ Diferenciação das funções de gestão de feitos e elaboração de minutas  

▪ Agrupadores 

▪ Aba expedientes 

▪ Noções de planejamento mínimo da unidade judiciária 

▪ Introdução ao PJe como sistema de tramitação de processos eletrônicos 


De 3 a 5 de junho de 2025  

Atividade assíncrona  

No PJe, analisar os fluxos da unidade no perfil gestor e apresentar relatório com os dados extraídos do sistema, indicando feitos no prazo, expedição e conclusos para sentença.  


5 de junho de 2025 

Atividade síncrona  

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos:  

▪ Tratamento do perfil magistrado – elaborando decisões urgentes, criando e usando modelos (despachos, decisões e sentenças), recursos do editor de texto, pesquisa de feitos. 

▪ Feedback e esclarecimento de dúvidas sobre a atividade assíncrona 


De 5 a 10 de junho de 2025  

Atividade assíncrona  

No PJe, eleger e criar três modelos de decisões corriqueiras na unidade jurisdicional.  


10 de junho de 2025 

Atividade síncrona  

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos:  

▪ A importância das etiquetas na gestão de feitos 

▪ Forma de comunicação via PJe com a equipe 

▪ Favoritando etiquetas 

▪ Como localizar processos nos fluxos 

▪ Pesquisando decisões e documentos similares 

▪ Assinar em lote 

▪ Edição de minutas já preparadas 

▪ Movimentação de feitos 


De 10 a 12 de junho de 2025 

Atividade assíncrona  

No PJe, favoritar etiquetas e criar fluxo de feitos na unidade judiciária.  


12 de junho de 2025 

Atividade síncrona  

Exposição dialogada sobre o seguinte conteúdo:  

▪ Introdução às ferramentas de BI – Business Intelligence 


De 12 a 17 de junho de 2025 

Atividade assíncrona  

No PJe, gerar relatórios a fim de apresentar dados estatísticos da unidade judiciária.  


17 de junho de 2025 

Atividade síncrona  

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos:   

▪ Aprofundamento de ferramentas estatísticas BI 

▪ Painel de Metas do CNJ 


De 17 a 24 de junho de 2025 

Atividade assíncrona  

Apresentar Relatório de Inspeção da unidade judiciária.  

 

Coordenação 
DIANA BRUNSTEIN, Juíza Federal da 3ª Região 

Formadores/Tutores 
DIANA BRUNSTEIN, Juíza Federal da 3ª Região 
LUCIANO RODRIGUES, Técnico Judiciário da Justiça Federal da 3ª Região 

Direção 
MARISA SANTOS, Desembargadora Federal do TRF3, Diretora da EMAG 

Realização 
EMAG – Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região 

Publicado em 16/05/2025 às 17h23 e atualizado em 20/05/2025 às 14h17