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InternetEscola de MagistradosCursosCursos 2025Gestão Cartorária no PJe Turma 2

Gestão Cartorária no PJe Turma 2

Formação Continuada

Curso válido para fins de promoção e vitaliciamento

 

Período de realização: de 12 de agosto a 2 de setembro de 2025

Horário: das 10h às 12h

Público-alvo: magistrados(as) da Justiça Federal da 3ª Região, Diretores(as) de Secretaria de Vara Federal ou Vara-Gabinete, Assessores(as) e Chefes de Gabinetes de Desembargadores Federais

Modalidade: on-line, pelo Teams

Número de vagas: 40

Carga horária: 20 horas (10 horas de aulas síncronas e 10 horas de atividades práticas assíncronas)

Inscrições: www.trf3.jus.br/emag/curso  

A avaliação da aprendizagem dos cursistas será aferida pela participação e interesse nas aulas síncronas; realização de todas as atividades propostas pelos formadores e demonstração de assimilação do conteúdo ao longo do processo.

Para obter o certificado, o cursista deverá ter, no mínimo, 75% de presença nas aulas síncronas e atingir os conceitos “ótimo” ou “satisfatório”.

 

PROGRAMA

12 de agosto de 2025

Atividade síncrona 

Ambientação: abertura do curso; apresentação dos alunos e formadores para informações iniciais. 

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos: 

▪ Lei nº 11.419/2006 e Resolução 185/2013 do CNJ

▪ Escopo do sistema e sistemas agregados

Marketplace

▪ Diversos perfis

▪ Diferenciação das funções de gestão de feitos e elaboração de minutas

▪ Agrupadores

▪ Aba expedientes

▪ Noções de planejamento mínimo da unidade judiciária

▪ Introdução ao PJe como sistema de tramitação de processos eletrônicos

 

De 12 a 14 de agosto de 2025

Atividade assíncrona 

No PJe, analisar os fluxos da unidade no perfil gestor e apresentar relatório com os dados extraídos do sistema, indicando feitos no prazo, expedição e conclusos para sentença. 

 

14 de agosto de 2025

Atividade síncrona 

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos: 

▪ Tratamento do perfil magistrado – elaborando decisões urgentes, criando e usando modelos (despachos, decisões e sentenças), recursos do editor de texto, pesquisa de feitos.

Feedback e esclarecimento de dúvidas sobre a atividade assíncrona

 

De 14 a 19 de agosto de 2025

Atividade assíncrona 

No PJe, eleger e criar três modelos de decisões corriqueiras na unidade jurisdicional. 

 

19 de agosto de 2025

Atividade síncrona 

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos: 

▪ A importância das etiquetas na gestão de feitos

▪ Forma de comunicação via PJe com a equipe

▪ Favoritando etiquetas

▪ Como localizar processos nos fluxos

▪ Pesquisando decisões e documentos similares

▪ Assinar em lote

▪ Edição de minutas já preparadas

▪ Movimentação de feitos

 

De 19 a 21 de agosto de 2025

Atividade assíncrona 

No PJe, favoritar etiquetas e criar fluxo de feitos na unidade judiciária. 

 

21 de agosto de 2025

Atividade síncrona 

Exposição dialogada sobre o seguinte conteúdo: 

▪ Introdução às ferramentas de BI – Business Intelligence

 

De 21 a 26 de agosto de 2025

Atividade assíncrona 

No PJe, gerar relatórios a fim de apresentar dados estatísticos da unidade judiciária. 

 

26 de agosto de 2025

Atividade síncrona 

Exposição dialogada sobre os seguintes conteúdos:  

▪ Aprofundamento de ferramentas estatísticas BI

▪ Painel de Metas do CNJ

 

De 26 de agosto a 2 de setembro de 2025

Atividade assíncrona 

Apresentar Relatório de Inspeção da unidade judiciária. 

 

Coordenação

DIANA BRUNSTEIN, Juíza Federal da 3ª Região

Formadores/Tutores

DIANA BRUNSTEIN, Juíza Federal da 3ª Região

LUCIANO RODRIGUES

Técnico Judiciário da Justiça Federal da 3ª Região

Direção

MARISA SANTOS, Desembargadora Federal do TRF3, Diretora da EMAG

Realização

EMAG – Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região

Publicado em 07/07/2025 às 11h42 e atualizado em 13/08/2025 às 15h06