TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetEscola de Magistrados#EMAGConectaConexãoEMAG - Língua PortuguesaAtravés de / por meio de

Através de / por meio de

LEMBRE-SE:

Quando usar

 

ATRAVÉS DE / POR MEIO DE

Através de é uma locução prepositiva constituída de duas palavras que, juntas, têm o valor de preposição. Tem o sentido de “passar de um lado a outro”, “passar ao longo de”, “por entre” ou “no decurso de”. Não se pode omitir a preposição de dessa locução.

“O brilho do sol que se infiltrava através da vidraça estava incomodando todos na sala.”

“O incêndio foi avançando através de matas e campos, o que dificultou muito o trabalho dos bombeiros.”
“Mesmo considerando-se que as ciências médicas evoluíram muito através dos séculos, há uma questão incontornável que é o próprio limite da vida humana.”

 

Por meio de também é uma locução prepositiva e tem o sentido de “por intermédio de”, “mediante”.

“É possível controlar a inflação por meio de medidas fiscais rígidas, mas muito impopulares.”

“O Ministério Público denunciou o réu por enriquecimento ilícito, afirmando que sua fortuna foi obtida por meio de lavagem de dinheiro e superfaturamento em licitações públicas.”

 

Os puristas consideram inadequado o emprego da locução através de com o sentido de por meio de. Vale dizer, contudo, que essa construção pode ser observada até mesmo em obras de Machado de Assis, um dos maiores escritores, se não o maior escritor da literatura brasileira. Além disso, cumpre ressaltar que muitos linguistas e gramáticos conceituadosreferendam esse uso, uma vez que consideram o aspecto evolutivo da língua e reconhecem como legítimo o uso lógico e coerente que dela fazem seus falantes. Assim, para eles é correto o emprego de através de em frases como estas:

“Apesar de ser uma língua anglo-saxônica, há muitas palavras latinas na língua inglesa. Elas, na verdade, vieram através do francês.”

“Todos comentam na empresa que aquele rapaz conseguiu o emprego através do diretor, que é muito amigo da família do jovem.”

“A testemunha afirmou que soube dos fatos ocorridos através da imprensa.”

“As regras de flexibilização foram definidas através de portaria.”

De todo modo, convém assinalar, pode-se evitar o uso excessivo de através de, empregando-se as preposições por(pelo, pela, pelos, pelas) e mediante, ou, ainda, a já mencionada locução por meio de:

“Apesar de ser uma língua anglo-saxônica, há muitas palavras latinas na língua inglesa. Elas, na verdade, vieram pelo francês.”

“Todos comentam na empresa que aquele rapaz conseguiu o emprego por meio do diretor, que é muito amigo da família do jovem.”

“A testemunha afirmou que soube dos fatos ocorridos pela imprensa.”

“As regras de flexibilização foram definidas mediante portaria.”

 

 

 

 

 

 

Publicado em 14/09/2020 às 16h14 e atualizado em 16/02/2022 às 16h25