EMAG REALIZA SIMPÓSIO SOBRE PESQUISA EMPÍRICA NA JUSTIÇA FEDERAL

Magistrados e servidores interessados na capacitação em pesquisa empírica na área de direito podem participar do simpósio “A Utilidade da Pesquisa Empírica em Direito na Justiça Federal”, a realizar-se no dia 10/12, das 9h às 19h, no auditório da EMAG. O professor Paulo Alves da Silva, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, coordena o evento e fará a abertura juntamente com Maria Tereza Sadek (Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais – CEBEPE).
Na parte da manhã, serão apresentadas as possibilidades metodológicas de pesquisa empírica por meio do relato de estudos e dados relativos a outros órgãos do sistema de justiça. O simpósio apresentará dois painéis: “O Acesso à Justiça na Percepção e Comportamentos de Grupos Sociais e da Magistratura” e “A Litigiosidade na Justiça Federal: Entre Demandas de Massa e Atuação Estratégica”. À tarde, os participantes serão envolvidos em grupos de trabalho para mapear o funcionamento da Justiça Federal no Brasil e traçar os desafios da 3a Região.
Os grupos de trabalho servirão para fornecer conhecimentos mais específicos em pesquisa empírica em direito e mobilizar os participantes em torno das atividades práticas futuras. A proposta do coordenador é implementar durante o ano de 2019, cerca de três projetos de pesquisa empírica articulados, desenvolvidos por equipes compostas por magistrados capacitados e pesquisadores externos, sob orientação científica especializada.
Simpósio “A utilidade da Pesquisa Empírica em Direito na Justiça Federal”
Dia: 10 de dezembro de 2018
Horário: das 9h às 19h
Local: Auditório EMAG – Av. Paulista, 1912 – 1º andar
Modalidade: presencial com transmissão por videoconferência
Inscrições: www.trf3.jus.br/semag