NOVOS JUÍZES PARTICIPAM DE HASTA PÚBLICA NAS EXECUÇÕES FISCAIS

Os Juízes federais substitutos recentemente empossados participaram no dia 21/2 de uma hasta pública no auditório do Fórum de Execuções Fiscais da Justiça Federal em São Paulo. Em seguida , a Juíza Federal Lesley Gasparini, presidente da Comissão Permanente da Central de Hastas Públicas Unificadas (CEHAS), fez uma apresentação sobre a sua estrutura, histórico e funcionamento. O Juiz Federal Paulo César Conrado, coordenador do estágio prático dos novos magistrados nas varas de execuções fiscais , também esteve presente no evento.
“A ideia dessa reunião foi mostrar para os novos magistrados o trabalho que realizamos. É importante que eles saibam que existe uma Central preparada administrativamente para acolher e desenvolver o leilão e levar a bom termo as arrematações”, afirmou a Juíza Federal Lesley Gasparini.
A Central de Hastas Públicas Unificadas foi criada em 2008, visando a modernização da Justiça e a celeridade da prestação jurisdicional. Por meio dela, são realizados leilões unificados de bens penhorados nos processos que estão em fase de execução e bens confiscados em processos criminais.
A Juíza Federal Ana Cláudia Manikowski Annes destacou a capacidade da Central em dar maior efetividade aos processos. "Vimos números impressionantes a respeito dos valores das arrematações anuais, o que é muito bom para Justiça Federal e para a União”, declarou.
Lesley Gasparini lembrou que os novos juízes poderão aplicar o que aprenderam sobre a CEHAS no trabalho que desempenharão, a partir do próximo mês, nas respectivas varas em que irão atuar. “A importância da Central é dar efetividade à determinação do juiz que manda os bens para serem leiloados”, concluiu a magistrada.
texto adaptado de Jefferson Messias
Fotos: Mariana de Sá / Jefferson Messias