TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetEscola de Magistrados Notícias 2021Masculinidades em Debate

Masculinidades em Debate

A EMAG, em parceria com a Comissão de Equidade de Gênero do TRF3, iniciou, nesta segunda-feira, 1.o de março, o evento “Masculinidades em debate”. Para abordar o tema “Por que falar sobre masculinidades?”, foram convidados o psicoterapeuta Fábio Sousa, criador e facilitador do coletivo Ressignificando Masculinidades, e Pedro de Figueiredo, idealizador do negócio social MEMOH, que busca suscitar no homem novos olhares sobre a masculinidade. A mediação coube à Juíza Federal Letícia Dea Banks Ferreira Lopes.

Os expositores ressaltaram a importância de o homem se conscientizar de seus privilégios e ajudar a promover uma ruptura de velhos padrões de comportamento que somente geram exclusão e, por vezes, traumas irreversíveis a todos os envolvidos, a começar pelos próprios homens. Suas colocações suscitaram reflexões aguçadas sobre as questões de gênero, tema que vem atraindo cada vez mais a atenção da sociedade.

O evento prossegue hoje, 2 de março, com o tema “Masculinidades no plural”. Serão palestrantesThiago Teixeira, professor da PUC Minas e da Plataforma Feminismos Plurais, e Pedro Pires, transmasculino e psicólogo atuante na área clínica. A Analista Judiciária Marcia Pannunzio será a mediadora.

Constam ainda da programação, para debate, os temas “O papel do homem na equidade de gênero”, amanhã, dia 3, com a participação da jurista feminista Isabela Del Monde e Cláudio Serva, fundador do “Prazerele”, e “Grupos de reflexivos de gênero, com a antropóloga Isabela Venturoza e o filósofo e professor universitário Sérgio Barbosa, encerrando o evento.

Com transmissão ao vivo, das 11h às 12h, pelo canal da EMAG no YouTube, o webinário tem a direção da Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, diretora da EMAG e presidente da Comissão de Equidade de Gênero. A coordenação é da Desembargadora Federal Inês Virgínia e do analista Judiciário Rafael Rios, membros da Comissão de Equidade de Gênero.

 

Publicada em 02/03/2021

Publicado em 04/03/2021 às 12h32 e atualizado em 22/04/2025 às 15h44