
30/06/2021
A celebração on-line dos 30 anos de criação da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região (EMAG), nessa segunda-feira, 28 de junho, contou com a participação do filósofo Mario Sergio Cortella, que proferiu a palestra Da oportunidade ao Êxito: Novos Tempos, Novas Atitudes!. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da EMAG no YouTube.
Ao cumprimentar a EMAG pelo aniversário, Cortella lembrou que o sentido de comemorar é “memorar junto” e, que mesmo em tempos de pandemia, não podemos deixar de fazê-lo. Como professor, destacou que, em uma Escola, só é um bom ensinante aquele que é também um bom aprendiz. “O magistério nos coloca a necessidade da humildade intelectual, que de modo algum é subserviência, mas é a humildade entendida como a capacidade de não saber todas as coisas.”
A Diretora da EMAG, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, enfatizou a capacidade de renovação da Escola, mesmo em tempos pandêmicos, afirmando que a busca por inovação foi decisiva para transformá-la em um ambiente de excelência na disseminação do conhecimento e na troca de experiências.
Após a palestra foi exibido o vídeo do Coral formado por servidores e ex-servidores da EMAG, cantando "Tempos Modernos", canção do cantor e compositor Lulu Santos.
Em tempos de isolamento social, muitas autoridades do Judiciário prestigiaram o evento on-line. O Ministro Humberto Martins, Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), enviou mensagem por vídeo. A Ministra do STJ Regina Helena Costa, e a Subprocuradora-Geral da República Raquel Dodge e o Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.a Região Mairan Maia também felicitaram a EMAG pelos 30 anos.
O evento marcou o início das comemorações programadas para o decorrer do ano. Entre elas, destacamos o lançamento do vídeo institucional e a abertura do concurso de fotografia. Para rever o Coral e acompanhar os conteúdos comemorativos dos 30 anos, acesse nossa página.
Muitas foram as mensagens recebidas. Destacamos algumas:
“Amei essa conversa com o Cortella! Era como se estivéssemos ao pé de uma lareira, conversando sobre coisas da vida com um amigo querido... Parabéns!”
Desembargadora FederalMarli Marques Ferreira
“Parabéns pelo emocionante evento! Muito bom celebrar o ensino e o conhecimento! Forte abraço a todas e todos que contribuíram e contribuem para a EMAG ser uma escola tão rica e pioneira.”
Desembargadora Federal Inês Virgínia Prado Soares
“Excelente palestra do Professor Cortella e linda apresentação do Coral!”
Juíza Federal Marisa Claudia Gonçalves Cucio
“Parabéns pelo lindo vídeo de comemoração!”
Juíza Federal Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni
“Que coisa mais linda, gente! Que esses tempos pandêmicos passem logo!”
Juiz Federal Rogério Volpatti Polezze
“Desembargadora Therezinha, parabéns pelo evento, pela organização impecável e pela criatividade. Muito interessante!”
Juiz FederalEmerson José do Couto
“Parabéns, Therezinha e a todos que fizeram parte dessa linda história!”
Juiz FederalRicardo de Castro Nascimento
“Parabéns à EMAG e que venham mais 30 anos!”
Juíza Federal Renata Andrade Lotufo
“Parabéns à EMAG pelo aniversário e pelo trabalho de excelência desenvolvido no decorrer de sua história!”
Juíza Federal Carolline Scofield Amaral
“Doutora Therezinha, parabéns pelo lindo evento! Muito emocionante! Marcou muito bem os 30 anos da EMAG. Parabéns também pela gestão, muito bem conduzida, especialmente em face das dificuldades que enfrentamos. Um grande abraço à senhora e a toda a equipe da EMAG!”
Juiz Federal Caio Moysés de Lima