TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetEscola de MagistradosSobre a EMAGOutras ações educacionais

Outras ações educacionais

Educação a distância

O uso da tecnologia e da plataforma Moodle possibilitou que a EMAG intensificasse a oferta de cursos a distância. Tal modalidade de ensino ampliou o acesso à informação com a vantagem de reduzir custos com treinamentos. Os cursos em EAD conquistaram seu espaço na programação da EMAG e conferem certificados a todos que cumprirem as atividades propostas, participarem dos fóruns de discussão e elaborarem uma atividade final. Acesse Ambiente Virtual de Aprendizagem da Justiça Federal da 3ª Região para ver os cursos em andamento.

Media Training

Dada a presença constante do Judiciário nos noticiários, é necessário que o juiz, como porta-voz da instituição esteja, preparado para comunicar-se com clareza. O media training tem como objetivos aprimorar a comunicação dos magistrados com os veículos de comunicação, evitar interpretações equivocadas e contribuir para uma melhor imagem da instituição. O treinamento traz um panorama do funcionamento da mídia, a relação entre magistrados e jornalistas e técnicas de entrevistas. Na parte prática, magistrados são submetidos a uma bateria de entrevistas para rádio, televisão, telefone e coletiva de imprensa. Ao final, os participantes recebem a avaliação de seu desempenho. 

Cursos de Idiomas

A EMAG oferece aulas de francês e italiano aos magistrados. O objetivo é capacitar o magistrado para a participação em cursos de aperfeiçoamento ministrados em cooperação com entidades estrangeiras ligadas ao ensino jurídico. As aulas também preparam o aluno para lidar com situações presentes no cotidiano forense, por exemplo, audiências com réus estrangeiros. Ademais, a compreensão escrita de outro idioma permite a análise de documentos estrangeiros, da jurisprudência de tribunais internacionais e de tratados ou convenções internacionais. 

Acervo audiovisual

A EMAG possui um acervo com a gravação dos eventos realizados desde 1992. Todo o material audiovisual está catalogado e representa uma parte importante da história e da memória da Escola de Magistrados. Parte desse material está disponível no canal da EMAG no YouTube .

EMAG no Youtube

Os vídeos de palestras, entrevistas, cursos e eventos, cujos expositores autorizaram a divulgação, estão disponíveis para consulta na página da EMAG na internet ou diretamente no endereço: https://www.youtube.com/user/emagtrf3

Núcleos Regionais

A partir de 2005, a Escola de Magistrados começou a contar com os Núcleos Regionais para a difusão de seus cursos. Essa foi uma forma de tornar viável o acompanhamento dos cursos por todos os magistrados e servidores, sobretudo aqueles cuja sede jurisdicional está distante dos grandes centros e da própria sede da Escola de Magistrados. Os núcleos regionais funcionam nas Subseções Judiciárias da Justiça Federal da Terceira Região em São Paulo; Ribeirão Preto; Campinas; São José do Rio Preto; Presidente Prudente; São José dos Campos; Santos; Bauru; Marília; Araçatuba; Sorocaba; Bauru; Campo Grande e Dourados.

Formação Humanística

O Projeto de Formação Humanística é composto pelo curso de História da Arte e visitas monitoradas a museus e espaços culturais. O objetivo do curso é ampliar a compreensão de questões atuais de âmbito cultural, histórico, artístico e político, de modo a fortalecer a intersecção entre o pensamento jurídico e as demais áreas do saber.

Publicado em 18/06/2018 às 16h12 e atualizado em 15/12/2021 às 14h52