TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetAssessoria de Comunicação SocialCampanhas2023Calendário Dia Internacional das Mulheres

Calendário Dia Internacional das Mulheres

Calendário Dia internacional das Mulheres

 

 

O "Dia Internacional da Mulher" foi oficializado em 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou de "Ano Internacional da Mulher," para lembrar suas conquistas políticas e sociais. 

Atualmente, as mulheres exercem cada vez mais o papel de protagonistas de sua história, embora ainda sofram, no dia a dia, com a herança do sistema social patriarcal. Com o tempo, e graças às lutas enfrentadas, as mulheres vêm conseguindo aumentar o seu espaço de ação nas estruturas sociais, assumindo novos postos de trabalho, cargos importantes em organizações diversas, e vivendo relações menos submissas. 

Porém, mesmo com inúmeros avanços, ainda há uma desigualdade latente, fruto de um passado que deixou muitas marcas, sendo exatamente por isso que a luta pelos direitos femininos se mantém de forma permanente, pois ainda existem muitos desafios a serem enfrentados.  

A Rede Kunhã Asé propõe o debate sobre a disparidade de gênero nas ciências e busca oferecer soluções pragmáticas para a baixa representatividade das mulheres na ciência. A escolha do nome visa homenagear os povos da floresta e o povo negro, historicamente oprimidos e não representados na ciência. Dessa forma, o nome visa refletir a preocupação da rede com a interseccionalidade e com a representatividade não apenas da mulher, mas de todas as mulheres na ciência. 

Como uma forma de marcar essa data tão importante, o Programa VIVAMENTE disponibilizará a todas e todos, de forma virtual, o Calendário 2023 - Mulheres na Ciência, da Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência, que, com uma arte belíssima, homenageia Mulheres importantes de nosso País, e é um presente pra todas e todos nós. 


Baixe aqui o Calendário

Publicado em 08/03/2023 às 11h41 e atualizado em 04/04/2024 às 12h14