A partir do dia 5 de maio de 2025 será implantado, na Justiça Federal da 3ª Região, o Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH).
Aprovado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) como sistema corporativo nacional, o SERH passará a ser a única ferramenta informatizada para a gestão de pessoal no âmbito da Justiça Federal de primeiro e segundo graus e do próprio CJF.
Nesta primeira fase de implantação, o sistema estará disponível com funcionalidades específicas para a magistratura, sendo prevista, em etapa futura, sua ampliação para contemplar também os servidores.
A partir de sua implementação, atividades como gestão da folha de pagamento, férias, substituições, benefícios e dados de dependentes passarão a ser executadas exclusivamente por meio da nova plataforma.
Por se tratar de um sistema de abrangência nacional, as regras de negócio são padronizadas, o que poderá resultar em ajustes pontuais nos procedimentos atualmente adotados, como por exemplo:
- o pagamento de férias será efetuado no mesmo mês da fruição, para períodos iniciados a partir do dia 25.
- o pagamento de substituições ocorrerá no mês subsequente ao do exercício, desde que o deferimento seja realizado em tempo hábil para inclusão na folha de pagamento.
A implantação do SERH representa um importante avanço na modernização da gestão de pessoas, promovendo a automação de tarefas, a redução de inconsistências e a otimização das rotinas administrativas.
Nesta primeira fase, a Divisão de Assuntos da Magistratura (DMAG) encontra-se à disposição para prestar o suporte necessário, por meio do e-mail dmag@trf3.jus.br ou pelo telefone (11) 3012-1851.
TUTORIAIS
O SERH conta com interface intuitiva, acesse os videos explicativos criados pela EMAGIS no canal do TRF4, ou navegue abaixo.