Tribunal Regional Federal da 3ª Região

TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Acesso à Intranet
Menu
InternetDesenvolvimento Integrado e Gestão EstratégicaEstrutura OrganizacionalNorma de Estrutura das Unidades Administrativas do TribunalDiretoria-GeralGabinete da Diretoria-GeralSeção de Biblioteca

Seção de Biblioteca

Sigla: RBIB     Código: 20.505

MISSÃO / FINALIDADE

Atender os usuários da Biblioteca do Tribunal e atuar de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Divisão de Biblioteca da Seção Judiciária de São Paulo (DUBI-JFSP).

SUBORDINAÇÃO

UNIDADES SUBORDINADAS

Gabinete da Diretoria-Geral

Não há

CARGO DO TITULAR

Supervisor

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE

1. Atuar em conformidade com as orientações da Diretoria-Geral para questões administrativas e funcionais, bem como com as diretrizes técnicas estabelecidas pela Divisão de Biblioteca da Seção Judiciária de São Paulo (DUBI-JFSP).

2. Produzir relatórios estatísticos mensais de uso do setor, para encaminhamento à DUBI-JFSP.

3. Encaminhar, via malote, os livros solicitados  para os magistrados da Justiça Federal de 1.º Grau.

4. Submeter à Divisão de Biblioteca da Seção Judiciária de São Paulo as questões de Biblioteconomia, atuando de forma compartilhada e integrada.

5. Realizar o arquivamento de livros e inspeção da sala de leitura e balcão da Biblioteca do Tribunal.

6. Atender às pesquisas doutrinárias, de legislação, consultas de material bibliográfico e de acesso a trabalhos acadêmicos solicitadas por Desembargadores Federais e pela DUBI-JFSP. 

7. Orientar e consultar a base de dados de informações gerais sobre localização e funcionamento das bibliotecas da Justiça Federal da 3.ª Região.

8. Auxiliar e apoiar na orientação quanto ao acesso a bancos de dados assinados para o público interno.

9. Oferecer atendimento presencial e à distância no balcão sobre a utilização da Biblioteca e seu sistema informatizado e outras informações referentes à Biblioteca (por telefone, e-mail, entre outras ferramentas institucionais de comunicação, e pessoalmente).

10. Efetuar a cobrança de usuários com obras em atraso e envio de e-mails de alerta sobre circulação.

11. Coletar informações sobre as necessidades de aquisição de material bibliográfico para a Biblioteca junto aos Gabinetes dos Desembargadores Federais e Setores Administrativos do Tribunal, e encaminhar via SEI para a DUBI-JFSP.

12.  Elaborar listagem de aquisição por compra, incluindo a compilação de solicitações de Gabinetes e Setores e os títulos para atualização e desenvolvimento do acervo.

13. Realizar o controle de coleções, recebimento e cadastramento de fascículos de periódicos recebidos (Sistema Pergamum).

14.  Promover a guarda física e digital dos periódicos inscritos no registro no TRF3 como repositório autorizado de jurisprudência, encaminhados pelo gabinete da Revista.

15. Efetuar a inserção de registros no Sistema Sophia (catalogação e indexação de livros doados, trabalhos acadêmicos e capítulos de livros).

16. Efetuar a digitalização e cópia de documentos/artigos/analíticas/sumários.

17. Efetuar as tarefas de circulação incluindo empréstimos, renovações, reservas e devoluções de material bibliográfico.

18. Promover e apoiar ações de fomento à leitura.

19.  Colaborar, prestar apoio e suporte aos eventos e outras atividades institucionais, quando solicitado.

20. Receber devoluções de material permanente dos Gabinetes do Tribunal.

21. Realizar o recebimento e conferência dos livros adquiridos, por compra pela DUBI-JFSP ou por doação, e posterior encaminhamento à DICA, para regularização do patrimônio.

22. Realizar a conferência, registro e catalogação dos periódicos adquiridos pela DUBI-JFSP.

23. Realizar o preparo físico (carimbo e etiqueta de segurança) dos periódicos, indexando, por assunto e autor, os artigos de interesse ali contidos.

24. Tombar, catalogar, classificar, indexar e etiquetar as obras adquiridas.

25. Elaborar listas para descarte de livros para oferecer a outras instituições e posterior encaminhamento à DICA para o desfazimento.

26. Executar o inventário de todo o acervo anualmente.

 

Resolução CATRF3R nº 129, de 24/04/2021  

Revisão: Resolução CATRF3R  nº 225, de 14/10/2025                        

 

Publicado em 09/05/2019 às 17h40 e atualizado em 27/10/2025 às 13h52
Área Responsável: Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica - ADEGadeg@trf3.jus.br